62 pesquisadores e estudiosos católicos de vinte países, afirmam que Francisco apoiou posições heréticas sobre o casamento, a vida moral e a Eucaristia

Que estão causando uma série de heresias e outros erros espalhados por toda a Igreja

 

23.09.2017 -

ROMA, 23 de setembro de 2017 (LifeSiteNews) - Expressando "profunda dor" e "devoção filial", o clero católico e estudiosos leigos de todo o mundo emitiram o que chamam de "Correção Filial" para o Papa Francisco por "propagar heresias".

A Correção Filial, na forma de uma carta de 25 páginas, tem assinaturas de sessenta e dois acadêmicos, pesquisadores e estudiosos católicos em diversos campos de vinte países. Afirmam que o Papa Francisco apoiou posições heréticas sobre o casamento, a vida moral e a Eucaristia que estão causando uma série de "heresias e outros erros" espalhados por toda a Igreja Católica.

A correção foi entregue ao Papa em sua residência de Santa Marta em 11 de agosto de 2017. Nenhuma ação semelhante ocorreu na Igreja Católica desde a Idade Média, quando o Papa João XXII foi admoestado por erros que ele mais tarde recuou em seu leito de morte.

"Com profundo sofrimento, mas movido pela fidelidade ao nosso Senhor Jesus Cristo, pelo amor pela Igreja e pelo papado, e pela devoção filial em relação a si mesmo, somos obrigados a corrigir a Sua Santidade por causa da propagação de heresias efetuadas pela exortação apostólica Amoris laetitia e, por outras palavras, ações e omissões de Sua Santidade ", escrevem os signatários na carta.

"Como súditos, não temos o direito de emitir a Sua Santidade essa forma de correção pela qual um superior coagiu os súditos a ele com a ameaça ou administração de punição", afirmam.

"Nós emitimos esta correção, em vez disso, para proteger os nossos companheiros católicos-e aqueles fora da igreja, de quem a chave do conhecimento não deve ser tirada- na esperança de evitar mais propagação de doutrinas que tendem de si mesmos para o profano de todos os sacramentos e a subversão da Lei de Deus, "eles acrescentam.

Os signatários respeitosamente insistem que o Papa Francisco condene as heresias que ele tem "direta ou indiretamente sustentado", e que ele ensine a verdade da fé católica em sua integridade.

Eles dizem que não fazem "julgamento" sobre a culpabilidade do Papa na propagação das sete heresias que eles listam. Eles acrescentam que não é sua tarefa "julgar se o pecado da heresia foi cometido" pelo qual uma pessoa "se afasta da fé duvidando ou negando alguma verdade revelada com uma escolha completa da vontade."

A carta foi divulgada hoje, seis semanas depois que os signatários não receberam resposta do Papa.

Os 62 clérigos e estudiosos leigos explicam que, como crentes e praticantes católicos, têm o direito e o dever de emitir tal correção ao Papa "pela lei natural, pela lei de Cristo e pela lei da Igreja" e que A correção não prejudica de modo algum a doutrina católica sobre a infalibilidade papal.

A Igreja Católica ensina que o Papa é infalível (incapaz de erro por um presente especial do Espírito Santo) quando certas condições são atendidas. Ele ensina infalivelmente em sua capacidade ordinária quando uma doutrina é consistente, constante e universal em relação ao que a Igreja e outros papas sempre ensinaram. Ou em uma capacidade extraordinária, ele ensina infalivelmente quando fala "ex cathedra", ou seja, quando ele fala na qualidade de seu cargo como pastor apostólico e professor com o propósito de definir uma "doutrina de fé ou moral a ser realizada por toda a Igreja ". O Papa não é infalível em outros assuntos, como quando ele dá uma entrevista improvisada ou apresenta sua reflexão pessoal sobre um determinado tópico.

"Aderimos de todo o coração à doutrina da infalibilidade papal", afirmam os signatários, acrescentando que, na opinião deles, "nem Amoris Laetitia nem nenhuma das declarações que serviram para propagar as heresias que esta exortação insinua são protegidas por essa garantia divina da verdade". "A opinião dos signatários de que a exortação não é um ensino do magistério infalível é apoiada por líderes da Igreja, como o cardeal Raymond Burke.

Os signatários listram uma dúzia de passagens de Amoris Laetitia que dizem "servir para propagar sete proposições heréticas".

Incluída na lista está a "nota de rodapé 351", onde o Papa escreve que aqueles que vivem em uma situação objetiva de pecado podem receber a "ajuda dos sacramentos" para crescer na vida de graça e de caridade. Muitos interpretaram isso como significando que os católicos civis divorciados e recasados que vivem em adultério podem receber a Sagrada Comunhão, e o Papa aprovou diretrizes que permitem isso. Também está incluído na lista o texto referente aos casais que vivem em adultério que, escreve o Papa, para ver a situação como “o próprio Deus está pedindo” deles, apesar de estar aquém do "ideal objetivo".

Os estudiosos dizem que essas passagens junto com uma série de "palavras, ações e omissões" do Papa estão "servindo para propagar heresias dentro da Igreja".

De acordo com os signatários, as "palavras, ações e omissões" do Papa Francisco que promovem a heresia incluem:

• Recusando responder a dubia (cinco perguntas de sim ou não) submetidas pelos quatro cardeais (dois dos quais agora estão falecidos) pedindo-lhe que confirme que Amoris Laetitia não abole cinco ensinamentos da fé católica.

• Intervindo forçosamente no Sínodo da Família de 2015, onde ele insistiu em inserir em um relatório de meio termo uma proposta (que não recebeu votos suficientes) para permitir a comunhão para os adúlteros e uma proposta de que os pastores devem enfatizar os "aspectos positivos" dos estilos de vida que a Igreja considera gravemente pecaminoso, incluindo o novo casamento civil após o divórcio e a coabitação pré-marital.

• Endossando uma interpretação da exortação do cardeal de Viena, Christoph Schönborn, que permite que a Sagrada Comunhão seja dada aos adúlteros.

• Afirmando a declaração dos bispos da região de Buenos Aires que permitiu que a Comunhão fosse dada aos adúlteros, afirmando que "não há outras interpretações".

• Nomeando posições de influência dentro da Igreja homens que discordam publicamente do ensino católico sobre os sacramentos, incluindo o Arcebispo Vincenzo Paglia e o Cardeal Kevin Farrell.

• Permitir que as diretrizes para a diocese de Roma sejam emitidas sob sua autoridade que permitam aos adúlteros receber comunhão sob certas circunstâncias.

• Deixando de corrigir a publicação no L'Osservatore Romano, o jornal oficial da Santa Sé, a interpretação dos Bispos malteses de Amoris Laetitia que permite a comunhão de adúlteros.

Sete heresias

O clero católico e os estudiosos leigos listam as sete "proposições falsas e heréticas" que dizem que o Papa Francisco "direta ou indiretamente" sustenta suas "palavras, ações e omissões". Essas sete proposições, listadas abaixo, são resumos da posições que atribuem ao papa Francisco e consideram ser heréticas.

1-Uma pessoa justificada não tem a força com a graça de Deus para realizar as demandas objetivas da lei divina, como se qualquer um dos mandamentos de Deus seja impossível para o justificado; ou como significando que a graça de Deus, quando produz justificação em um indivíduo, não invariavelmente e de sua natureza produzem a conversão de todo o pecado grave, ou não é suficiente para a conversão de todos os pecados graves.

2-Os cristãos que obtiveram um divórcio civil do cônjuge a quem são válidamente casados ​​e contraíram um casamento civil com alguma outra pessoa durante a vida de seu cônjuge, que vivem mais uxorio [como marido e mulher] com seu parceiro civil e quem optar por permanecer neste estado com pleno conhecimento da natureza de seu ato e o pleno consentimento da vontade desse ato, não estão necessariamente em estado de pecado mortal, e podem receber graça santificadora e crescer em caridade.

3-Um crente cristão pode ter pleno conhecimento de uma lei divina e, voluntariamente, optar por quebrá-lo em um assunto sério, mas não estar em estado de pecado mortal como resultado dessa ação.

4-Uma pessoa é capaz, enquanto obedece a uma proibição divina, pecar contra Deus por esse mesmo ato de obediência.

5-A consciência pode realmente e corretamente julgar os atos sexuais entre as pessoas que contraíram um casamento civil entre si, embora um ou ambos estejam sacramentalmente casados ​​com outra pessoa, às vezes pode ser moralmente correto ou solicitado ou mesmo comandado por Deus.

6-Os princípios morais e as verdades morais contidas na revelação divina e na lei natural não incluem proibições negativas que proíbem absolutamente tipos particulares de ação, na medida em que estes são sempre gravemente ilegais por causa de seu objeto.

7-Nosso Senhor Jesus Cristo deseja que a Igreja abandone sua perene disciplina de recusar a Eucaristia aos divorciados e se casar novamente e de recusar a absolvição aos divorciados e casados, que não expressam contrição por seu estado de vida e um propósito firme de emenda a respeito .

O clero e os estudiosos afirmam que essas "proposições contradizem as verdades reveladas divinamente, e que os católicos devem acreditar com o consentimento da fé divina".

Eles acrescentam que é "necessário" que tais heresias sejam "condenadas pela autoridade da Igreja", por causa do "grande e iminente perigo" que causam às almas.

Como um dos signatários explicou a LifeSiteNews, Santo Tomás de Aquino ensinou que fiéis católicos têm o dever de corrigir um prelado errado. Ele citou a seguinte passagem do famoso trabalho teológico do santo Summa Theologiae:

Se a fé fosse posta em perigo, um sujeito deveria repreender o seu prelado, mesmo em público. Por isso, Paulo, que era o sujeito de Pedro, repreendeu-o em público, por causa do perigo iminente de escândalo em relação à fé e, como o brilho de Agostinho diz em Gal. 2:11, Pedro deu um exemplo aos superiores, que se, em qualquer momento, eles se desviassem do caminho reto, eles não deveriam desdenhar por ser reprovados por seus súditos.

Os signatários concluem a carta, escrevendo: "Nesta hora crítica, portanto, recorremos à cathedra veritatis [sede da verdade], a Igreja romana, que tem pela predição divina sobre todas as igrejas e de que somos e pretendemos sempre continuar a ser filhos leais, e respeitamos respeitosamente que Sua Santidade rejeite publicamente essas proposições, cumprindo assim o mandato de nosso Senhor Jesus Cristo dado a São Pedro e através dele a todos os seus sucessores até o fim do mundo: "Eu rezei por ti, que a tua fé não falhará : e tu, sendo convertido, confirma os teus irmãos.

Um nome significativo na lista de signatários é o do bispo Bernard Fellay, superior geral da Sociedade tradicionalista de São Pio X (SSPX). Ele assinou a carta depois de ter sido submetido ao Papa. Resta saber como o acordo de Fellay com o conteúdo da correção filial afetará os esforços recentes do Papa Francisco para integrar a SSPX legalmente na Igreja Católica.

Sinais dos tempos

A correção filial vem depois de mais de um ano do Papa não dialogar ou se envolver com católicos fiéis que se aproximaram dele diretamente com sérias preocupações sobre como ele dirige a Barca de Pedro, a Igreja. O Papa recebeu cartas, petições, mensagens de vídeo e perguntas oficiais (a dubia), mas tudo em vão. Datas importantes de tentativas de diálogo com o Papa incluem:

- 29 de setembro de 2015 - 791.000 católicos (incluindo 8 cardeais, mais de 200 bispos e numerosos sacerdotes, religiosos e fiéis leigos que representam 62 organizações pró-familiares) pedem ao Papa Francisco que acabe com a "confusão generalizada decorrente da possibilidade de uma violação aberto na Igreja que aceitaria o adultério ... e praticamente aceitaria uniões homossexuais ".

- 13 de julho de 2016 - 16 defensores da vida e da família internacionais pedem ao Papa "inequivocamente falar a verdade da fé católica, acabar com a confusão doutrinária, restaurar a clareza e ser o Santo Padre que os católicos precisam".

- 11 de fevereiro de 2016 - 45 estudiosos católicos enviam uma carta aos cardeais e aos patriarcas orientais da Igreja pedindo que eles solicitem ao Papa "repudiar uma lista de proposições errôneas" que podem ser retiradas de Amoris Laetitia.

- 19 de setembro de 2016 - Quatro cardeais (dois dos quais agora estão falecidos) submetem ao Papa cinco perguntas de sim-ou-não (dubia) perguntando se a exortação está em conformidade com os ensinamentos religiosos perenes sobre a vida moral. As perguntas nunca foram respondidas.

- 18 de janeiro de 2017 - Três bispos da Europa Oriental lançam uma "cruzada espiritual" pedindo ao Papa "revogar de forma inequívoca" as orientações pastorais decorrentes de Amoris Laetitia que permitem que os adúlteros recebam a Sagrada Comunhão.

- 25 de abril de 2017 - Os quatro cardeais de dubia pedem sem sucesso ao Papa para uma audiência privada para discutir "confusão e desorientação" dentro da Igreja após a publicação de Amoris Laetitia.

A correção filial do Papa ocorre no momento em que surgiram relatórios que sugerem que uma "correção formal" do papa dos cardeais pode ser iminente.

O cardeal Raymond Burke, um dos cardeais dubia, esboçou em agosto o que tal correção implicaria.

"Parece-me que a essência da correção é bastante simples", disse Burke ao The Wanderer. "Por um lado, se estabelece o claro ensino da Igreja; Por outro lado, o que realmente é ensinado pelo Romano Pontífice é afirmado. Se há uma contradição, o Romano Pontífice é chamado a conformar seu próprio ensinamento em obediência a Cristo e ao Magistério da Igreja ", afirmou.

"É feita a pergunta:" Como isso seria feito? "É feito muito simplesmente por uma declaração formal a que o Santo Padre seria obrigado a responder. Os cardeais Brandmüller, Caffarra, Meisner e eu usamos uma antiga instituição na Igreja para propor dubia ao Papa ", continuou o Cardeal.

"Isso foi feito de maneira muito respeitosa e não de modo algum ser agressivo, a fim de dar-lhe a ocasião de estabelecer o ensino imutável da Igreja. O Papa Francisco escolheu não responder às cinco dubia, então agora é necessário simplesmente indicar o que a Igreja ensina sobre o casamento, a família, atos intrinsecamente doentios, e assim por diante. Estes são os pontos que não são claros nos ensinamentos atuais do Romano Pontífice; portanto, essa situação deve ser corrigida. A correção então se dirigiria principalmente a esses pontos doutrinários ", acrescentou.

O cardeal Burke acrescentou em uma entrevista este mês que a próxima correcção formal "exigiria" ao Papa ensinar o que a Igreja Católica sempre ensinou sobre o casamento, a Eucaristia e a impossibilidade de nunca justificar atos intrinsecamente doentios.

Sua Eminência afirmou em uma entrevista de 21 de setembro com a perspectiva Católica da Austrália que ele e o remanescente do dubia Cardeal Walter Brandmüller irão "levar adiante o importante trabalho de resolver o dubia."

"A urgência de uma resposta à dubia deriva do dano causado às almas pela confusão e erro, o que resulta, enquanto as questões fundamentais levantadas não forem respondidas de acordo com o constante ensino e prática da Igreja. A urgência pesa muito no meu coração ", disse ele.

A Correção Filial e seus signatários, juntamente com uma declaração resumida e comunicado de imprensa, podem ser vistos em www.correctiofilialis.org.

Nota do editor: Diane Montagna contribuiu para este relatório.

Signatários da Correção Filial

Nota: A carta entregue ao Papa Francis em 11 de agosto continha 40 nomes. Mais 22 nomes foram adicionados desde essa data.

Dr. Gerard J. M. van den Aardweg
Editor europeu, jornal empírico do comportamento sexual do mesmo sexo

Prof. Jean Barbey
Historiador e Jurista, ex-Professor da Universidade do Maine

P. Claude Barthe
Sacerdote diocesano

Philip M. Beattie BA (Leeds), MBA (Glasgow), MSc (Warwick), Dip.Stats (Dublin)
Professor Associado, Universidade de Malta (Malta)

Pe Jehan de Belleville
Religioso

Dr. Philip Blosser
Professor de Filosofia, Seminário Maior do Sagrado Coração, Arquidiocese de Detroit

Pe. Robert Brucciani
Superior distrital da SSPX na Grã-Bretanha

Prof. Mario Caponnetto
Professor universitário, Mar de la Plata (Argentina)

Robert F. Cassidy STL

Pe Isio Cecchini
Sacerdote Paroquial na Toscana

Salvatore J. Ciresi M.A.
Diretor da Guilda Bíblica de São Jerônimo, conferencista da Escola de Pós-Graduação da Faculdade Cristandade de Notre Dame

Pe. Linus F Clovis Ph.D., JCL, M.Sc., STB, Dip. Ed
Diretor da Secretaria de Família e Vida na Arquidiocese de Castries

P. Paul Cocard
Religioso

Pe Thomas Crean OP STD

Prof. Matteo D'Amico
Professor de História e Filosofia, Escola Secundária de Ancona

Dr. Chiara Dolce PhD
Médico de pesquisa em Filosofia Moral da Universidade de Cagliari

Deacon Nick Donnelly MA

Petr Dvorak
Chefe do Departamento de Estudo do Pensamento Antigo e Medieval no Instituto de Filosofia, Academia Checa das Ciências, Praga
Professor de Filosofia da Faculdade de Teologia de São Cyril e Methodius, Palacky University, Olomouc, República Tcheca

ELE. Mgr Bernard Fellay
Superior Geral da SSPX

Christopher Ferrara Esq.
Presidente fundador da American Catholic Lawyers 'Association

Prof. Michele Gaslin
Professor de Direito Público da Universidade de Udine

Prof. Corrado Gnerre
Professor do Istituto Superiore di Scienze Religiose de Benevento, Pontifícia Universidade Teológica do Sul da Itália

Dr. Ettore Gotti Tedeschi
Ex-Presidente do Instituto de Obras de Religião (IOR), Professor de Ética na Universidade Católica do Sagrado Coração, Milão

Dr. Maria Guarini STB
Pontificia Università Seraphicum, Roma; editor do site Chiesa e postconcilio

Prof. Robert Hickson PhD
Professor aposentado de Literatura e de Estudos Estratégico-Culturais

Pe. John Hunwicke
Ex-pesquisador sénior, Pusey House, Oxford

Pe. Jozef Hutta
Sacerdote diocesano

Prof. Isebaert Lambert
Professora Titular da Universidade Católica de Lovaina e da Katholieke Universiteit Leuven da Flandres

Dr. John Lamont STL DPhil (Oxon.)

P. Serafino M. Lanzetta STD
Conferencista em Teologia Dogmática, Faculdade de Teologia de Lugano, Suíça; Sacerdote encarregado de St Mary's, Gosport, na diocese de Portsmouth

Prof. Massimo de Leonardis
Professor e Diretor do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão

Mons. Prof. Antonio Livi
Acadêmico da Santa Sé
Dean emeritus da Pontifícia Universidade Lateranense
Vice-reitor da igreja de Sant'Andrea del Vignola, Roma

Dr. Carlo Manetti
Professor em Universidades Privadas na Itália

Prof. Pietro De Marco
Ex-Professor da Universidade de Florença

Prof. Roberto de Mattei
Ex-Professor da História do Cristianismo, Universidade Europeia de Roma
Ex-vice-presidente do Conselho Nacional de Pesquisa (CNR)

Pe Cor Mennen
Conferencista em Direito Canônico no Seminário Maior da Diocese de 's-Hertogenbosch (Holanda)
Canon do capítulo da catedral da diocese de 's-Hertogenbosch

Prof. Stéphane Mercier
Professor de Filosofia da Universidade Católica de Lovaina

Don Alfredo Morselli STL
Arquidiocese de Bolonha

Martin Mosebach
Escritor e ensaísta

Dr. Claude E. Newbury M.B., B.C., D.T.M & H., D.O.H., M.F.G.P., D.C.H., D.P.H., D.A., M. Med;
Ex-diretor da Human Life International em África ao sul do Sahara
Ex-membro da Comissão de Serviços Humanos dos Bispos Católicos da África do Sul

Prof. Lukas Novak
Faculdade de Letras e Filosofia, Universidade Charles, Praga

Fr Guy Pagès
Sacerdote diocesano

Prof. Paolo Pasqualucci
Professor de Filosofia (aposentado), Universidade de Perugia

Prof. Claudio Pierantoni
Professor de Filosofia Medieval na Faculdade de Filosofia da Universidade do Chile
Ex-Professor de História da Igreja e Patrologia na Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Chile

Padre Anthony Pillari J.C.L., M.C.L

Prof. Enrico Maria Radaelli
Filósofo, editor das obras de Romano Amerio

Dr. John Rao
Professor Associado de História, St. John's University, NYC; Presidente do Fórum Romano

Dr. Carlo Regazzoni
Licenciado em Filosofia na Universidade de Freiburg

Dr. Giuseppe Reguzzoni
Pesquisador externo da Universidade Católica de Milão e ex-assessor editorial do Communio, International Catholic Review (edição italiana)

Prof. Arkadiusz Robaczewski
Ex-professor da Universidade Católica de Lublin

P. Settimio M. Sancioni STD
Licença em Ciências Bíblicas

Prof. Andrea Sandri
Investigador Associado, Universidade Católica do Sagrado Coração em Milão

Dr. Joseph Shaw
Tutor em filosofia moral, St Benet's Hall, Universidade de Oxford

Pe Paolo M. Siano HED (Doctor Historiae Ecclesiasticae)

Dr. Cristina Siccardi
Historiador da Igreja

Dr. Anna Silvas
Investigador adjunto, Universidade da Nova Inglaterra, NSW, Austrália

Prof. Dr. Thomas Stark
Phil.-Theol. Hochschule Benedikt XVI, Heiligenkreuz

Rev. Glen Tattersall
Padre Paroquial, Paróquia de Bl. John Henry Newman, arquidiocese de Melbourne; Reitor, Igreja de São Aloysius

Prof. Giovanni Turco
Professor Associado de Filosofia de Direito Público da Universidade de Udine
Membro Correspondente da Pontificia Accademia San Tommaso d'Aquino

Prof. Piero Vassallo
Ex-editor da revisão teológica do cardeal Siri Renovatio

Prof. Arnaldo Vidigal Xavier da Silveira
Ex-professor da Pontifícia Universidade de São Paulo, Brasil

Mons. José Luiz Villac
Ex-Reitor do Seminário de Jacarezinho

Para acessar “Correção Filial” na íntegra em portugues clique aqui - PDF

Fonte: www.lifesitenews.com  via  www.sinaisdoreino.com.br

 

Veja também...

A exortação de Francisco, Amoris Laetitia, é uma bomba atômica marcante, visando destruir completamente todo o ensino moral católico

Ele criticou os católicos tradicionais e os Cardeais da dubia, que solicitaram formalmente audiência com Francisco, e foi recebido numa longa audiência privada

O Escândalo do Silêncio: O escândalo consiste na recusa de Francisco em ouvir os Cardeais que pedem para ser recebidos

Bispo Robert McElroy: A nova teologia de Francisco não exige uma mudança de vida (ou seja: viver sempre no pecado)