Padre Divino Antônio Lopes: Deus nos vê! Pois; Em todo lugar os olhos de Deus estão vigiando os maus e os bons (Provérbios 15, 3)

 

06.10.2017 -

n/d

Apresentação

Prezado leitor, com certeza corrigiremos nossas atitudes ao saber que Deus nos vê! Por isso, leia e medite atentamente este livrete, pois “em todo lugar os olhos de Deus estão vigiando os maus e os bons” (Pr 15, 3).

Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor

   

01

Deus não tem olhos como nós, mas nos vê onde quer que estejamos: sozinhos, no fundo do mar, dentro de uma caverna, acima das nuvens... em qualquer lugar o Senhor nos vê. Estejamos atentos!

02

Deus vê tudo... está em toda parte, conhece até os nossos pensamentos mais ocultos. Por que, então, que tantas pessoas se atrevem a cometer coisas repugnantes às escondidas?

03

Infeliz da pessoa que tenta fugir dos “olhos” de Deus! Ele está em todas as partes: no céu, no inferno com a sua justiça, no firmamento, na terra... Deus vê tudo! É impossível enganá-lo.

04

Deus nos vê! Não somente as nossas ações, mas também os nossos pensamentos... ouve as nossas palavras. Ele está sempre presente!

05

É grande estupidez bancar o espertalhão! Deus vê tudo! Conhece as intenções das nossas obras e não tapa os “olhos” a nenhuma ação da nossa vida. Como é importante viver com sinceridade na sua presença!

06

Deus vê tudo! Por que então procurar um lugar escuro para ofendê-lo? Tal atitude anularia o pecado? Quanta patetice!

07

Os mundanos cometem os pecados mais horrorosos e dizem cheios de ilusão: “Não nos vê o Senhor, ausentou-se da terra” (Ez 8, 12).

08

Feliz do sábio que anda na presença de Deus e que evita tudo o que lhe desagrada: “Lembra-te do Senhor todos os dias e não queiras pecar nem transgredir seus mandamentos” (Tb 4, 5).

09

Sabendo que Deus é conhecedor de tudo, antes de ofendê-lo com o pecado é preciso repetir com muita atenção e temor as palavras ditas por José do Egito: “Como poderei cometer esse pecado na presença do meu Senhor?” (Gn 39, 9). Ainda se atreverá a ofendê-lo?

10

Quando o demônio, o mundo e a carne se revoltarem contra você, empunhe imediatamente a poderosa arma do “Deus me vê”, e não será seduzido.

11

Quem se lembra continuamente de que Deus nos vê, evita o pecado e progride nas virtudes.

12

Deus nos vê! Devemos também vê-lo no nosso próximo! Quem verdadeiramente vê Deus nas pessoas não faz uso delas para o mal, mas lhes tem profundo respeito.

13

Confiemos plenamente em Deus porque Ele nos vê. Se Ele nos vê não há o que temer, porque é um Pai amoroso e cuida de nós com carinho.

14

Deus nos vê! Deixemos então que nos guie pelo caminho do céu... não coloquemos resistência.

15

Deus nos vê! O Senhor sabe o que é melhor para nós... Ele está por traz de tudo, não lutemos contra a sua santa vontade.

16

Nunca estamos sozinhos! Seja numa praça bem movimentada ou no meio de um grande deserto... Deus nos vê! O olhar que mais deve nos estremecer não é o olhar das criaturas, mas o “olhar” de Deus que vê o mais íntimo de nós.

17

Se fixarmos os olhos no “olhar” de Deus, não sobrará espaço para pecar.

18

A lembrança contínua de que Deus nos vê é um sino que tine e não nos deixa adormecer espiritualmente.

19

Deus nos vê! É grande consolação andarmos acompanhados d’Aquele que nos criou. Existe melhor companhia?

20

Como é agradável saber que somos “espionados” dia e noite pelo nosso Criador... Quanto cuidado Ele nos dedica!

21

O nosso Deus é ciumento e nos “espiona” continuamente, nada foge do seu “olhar”... a sua mão poderosa descansa sobre a nossa cabeça, não damos um passo e não fazemos um movimento que lhe passe despercebido.

22

Deus nos vê! O Criador nos sonda! Quanta fidelidade, cuidado, zelo e amor! É grande ingratidão desprezá-lo para buscar apoio numa amizade que passa.

23

Saber que Deus nos vê é um poderoso remédio para vencer todas as tentações.

24

Deus nos vê! Eis a poderosa coluna onde nos apoiamos nos momentos de terríveis tentações.

25

Tendo Deus diante dos nossos olhos, não necessitaremos de contemplar as coisas vazias desse mundo.

26

O exercício da presença de Deus nos fortalece nas provações e dificuldades.

27

É grande ignorância alguém dizer que está só. Se Deus nos vê dia e noite... nunca estamos sozinhos.

28

É bálsamo para o coração repetir várias vezes ao dia: Deus me vê... não estou só... Ele está comigo!

29

Ninguém consegue se esconder dos “olhos” de Deus... Ele acompanha os santos e os pecadores com o seu “olhar”... a sua vigilância é contínua, Ele não se distrai: “Em todo lugar os olhos de Deus estão vigiando os maus e os bons” (Pr 15, 3).

30

Deus não fecha os olhos para as nossas ações... caminhemos para a luz ou para as trevas, Ele está sempre a nos observar: “Pois os olhos de Deus observam os caminhos do homem e vigiam todos os seus trilhos” (Pr 5, 21).

Padre Divino Antônio Lopes FP. “Deus nos vê!”

Fonte: www.filhosdapaixao.org.br