Bispo Nunzio Galantino, secretário-geral da Conferência Episcopal da Itália, disse a Reforma Protestante foi um evento do Espírito Santo

Na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

24.10.2017 -

n/d

Monsenhor Nunzio Galantino, secretário-geral do Episcopado italiano, lê em voz alta este fragmento de Lutero que foi considerado ofensivo pelos católicos há cinco séculos: "A reforma iniciada por Martinnho Lteror 500 anos atrás foi um evento do Espírito Santo", disse o bispo na Pontifícia Universidade Lateranense, em um Congresso.

"A reforma" , enfatizou o Bispo,  responde à verdade expressa na fórmula ecclesia semper reformanda ". "Foi o próprio Lutero", lembrou o secretário da CEI (Conferência Episcopal Italiana), "que não se considerou o arquiteto da reforma escrevendo, enquanto dormi, Deus reformou a Igreja. Hoje, também", disse o prelado, "a Igreja precisa de reforma . E hoje Deus é o único que pode fazê-lo".

(Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens! São Mateus 16, 23)

De acordo com o Bispo Galantino, da Conferência Episcopal Italiana, o amor de Lutero pela Palavra antecipa a sacramentalidade do Verbo afirmada pelo Concílio Vaticano II. "Assim como a paixão por Deus, de Lutero foi, como disse o Papa Bento XVI na Alemanha em 2011, uma paixão profunda: a primavera de sua vida e sua jornada. Na verdade, não era uma questão acadêmica".

Galantino finalmente sublinhou o gesto profético feito pelo Papa Francisco em Lund, na Suíça, em sua peregrinação para os 500 anos da Reforma, uma jornada na qual após 500 anos de diálogo teológico, o Papa assinou declarações juntos para superar os preconceitos mútuos que ainda dividem católicos e protestantes.

Fonte: http://infocatolica.com