Doze características dos discípulos de Jesus: Jesus é, acima de tudo, o Mestre com quem ele vive e aprende, em quem os olhos estão sempre fixos

Publicado no dia 14 Fevereiro 2018

14.02.2018 -


Além dos sacramentos, a vida do discipulado tem outras características que servem para identificar os seguidores de Cristo. Eles são chamados a transformar nossa vida inteiramente.

n/d

O principal é que o discípulo vive como seu Mestre (como aprendiz), caminhando como ele e testemunhando seus ensinamentos: Jesus é, acima de tudo, o Mestre com quem ele vive e aprende, em quem os olhos estão sempre fixos para ver como ele faz as coisas.

E isso pode ser expresso nesses doze pontos indicados pelos discípulos católicos missionários :

1. Os discípulos são chamados, em Lucas 5, 1-11, ilustra isso perfeitamente. Deus sempre dá o primeiro passo! Jesus se aproximou dos pescadores e os convidou. Somente após este convite ao discipulado, nossa decisão intervém. Jesus chamou cada um de nós. O próximo passo é ...

2. Os discípulos respondem conscientemente ao chamado de Jesus. Uma vez que somos chamados, um discípulo deve responder positivamente ao chamado! Se Pedro não abandonasse suas redes e seguisse Jesus, ele não seria um discípulo. Você não pode continuar se você não fizer uma opção!

n/d

3. O discípulo ama. Este é o primeiro sinal de um discípulo. O amor a Deus e o amor aos outros. Jesus diz que outros saberão que somos seus discípulos pelo nosso amor ao próximo: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (João 13, 35).

4. Os discípulos dão frutos. Na verdade, Jesus diz que dar fruto prova que você é seu discípulo"Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos" (João 15, 8).

5. Os discípulos são obedientes.Vá um pouco mais adiante em João 15 e você encontrará o versículo 14: "Vocês são meus amigos se você fizer o que eu ordeno". Atenção: não podemos ser amigos íntimos de Jesus e ser desobedientes. É impossível.

6. Os discípulos são ensinados. Nas Escrituras, constantemente encontramos os discípulos de Jesus aprendendo com Ele. Eles ouvem e depois aplicam seus ensinamentos em suas vidas (ou pelo menos tentam). Temos que seguir esse modelo. A vida de um discípulo cristão é uma vida de aprendizagem ao longo da vida.

7. Os discípulos seguem. A palavra "discípulo" significa "seguidor". Nossa vida de discipulado começa por seguir Jesus. Devemos fazer o que Ele fez. Amar como Ele Amava. Escolher o que Ele Escolheu. "Depois disso, Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele" (Lucas 8, 1-2).

8. Os discípulos têm os olhos fixos no céu. Nossa vida atual não é nossa casa definitiva. Nós fomos criados para viver a felicidade eterna com Deus para sempre. Esta casa celestial é determinada por nossas decisões nesta vida. O Prêmio do Céu é um presente em que devemos olhar de frente, para que não percamos a perspectiva eterna de Deus.

9. Os discípulos carregam cruzes. O discipulado não é fácil. Jesus disse assim: "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me" (Lucas 9, 23). Nunca devemos esquecer que o sofrimento é parte do discipulado. Não é apenas emoções, se sentir bem ou ter bons momentos.

10. Os discípulos passam o tempo com Jesus em oração. Se fizermos o que Jesus fez, então precisamos viver um relacionamento íntimo com Deus: "Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos" (Lucas 11, 1). 

11. Os discípulos amam e servem a Deus (e ao próximo). Pense nas muitas vezes que os discípulos são chamados a servir. Jesus ordena seus Doze para servir a multidão na multiplicação dos pães e dos peixes, para curar os doentes, para expulsar os demônios, etc...

n/d

12. Os discípulos fazem outros discípulos. Finalmente, temos que fazer o que Jesus fez, o que significa "fazer discípulos".

Visto em: www.religionenlibertad.com  via  www.rainhamaria.com.br