Vaticano contrata advogados renomados para fechar site católico que critica Francisco

Publicado no dia 11 Março 2018

11.03.2018 -

O Vaticano declarou guerra a um pequeno site espanhol, www.infovaticana.com, crítico ao papado de Francisco e à Cúria romana.

Foi contratado o escritório de advocacia mais caro e importante do mundo, um colosso multinacional, Baker & McKenzie, para impedir o uso do domínio, que contém a palavra Vaticano.

Na homepage do site está explicada toda a história inacreditável da batalha legal iniciada com uma carta da Secretaria de Estado, que pedia a renúncia ao domínio por parte do site, explicando que não tinham “os direitos de propriedade exclusiva ao nome do centro físico do mundo católico. Naturalmente – se lê –, é possível imaginar a nossa reação. É como se a cidade de Nova York pedisse uma coisa parecida ao The New York Times ou a República Italiana fizesse um pedido do gênero ao jornal La Repubblica”.

InfoVaticana explica que, “na realidade, nós respondemos muito surpresos porque somos uma realidade bastante pequena e insignificante, e nos parecia um pouco inusual ter suscitado a atenção da Secretaria de Estado vaticana, que deveria estar bastante empenhada em governar a Igreja”.

Mas, logo em seguida, esclarece que o cardeal arcebispo de Madrid apresentou uma denúncia contra o site para a Nunciatura Apostólica, pondo em evidência que os artigos publicados são sempre muito críticos. “A Igreja pobre e para os pobres do Papa Francisco confia o caso ao escritório de advocacia maior e mais poderoso do mundo, um gigante multinacional, Baker & McKenzie, que nos enviou a solicitação para mudar o domínio de infovativana.com”.

Naturalmente, InfoVaticana não cedeu, explicando que não tem nenhum relação com o Vaticano, a não ser a de informar os fieis católicos acerca de sua Igreja. Em suma, um argumento baseado na liberdade de expressão. “Nos concederam um prazo de seis meses para encontrar outra identidade digital, mas não aceitam nenhum acordo, a não ser a renúncia”. Atualmente, o caso sobre a liberdade de imprensa jaz à espera de um juízo definitivo.

Baker & McKenzie foi nomeado o escritório de advocacia com a mais forte marca em nível global pelo sétimo ano consecutivo, segundo o Acritas Global Elite Law Firm.

Visto em: catolicismoromano.com.br