Escritor e Jornalista Católico Antonio Socci: Toda verdade e o jogo das peças entre Bergoglio e Scalfari, sobre o Inferno

31.03.2018 -

Por Antonio Socci

Ontem outra confusão no Vaticano. Como no caso Viganò, mas ainda mais grave. "La Repubblica" saiu lançando mais uma entrevista de Eugenio Scalfari com o papa Bergoglio e o conteúdo é explosivo.

Na verdade, Scalfari questionou Bergoglio sobre o destino das almas mortas em pecado: "(essas almas) são punidas?"

A resposta citada de Bergoglio relatada por Scalfari é a seguinte: "elas não são punidas... (almas) que não se arrependem e não podem, portanto, ser perdoadas, desaparecem. Não há inferno, há o desaparecimento de almas pecaminosas.

São palavras disruptivas que conflitam de frente com o que o próprio Jesus revelou diretamente no Evangelho, avisando os pecadores e convidando-os a se converterem e não acabarem no "inferno" de "fogo inextinguível".

Suas palavras são terríveis: "O Filho do Homem enviará os seus anjos, os quais ajuntarão [...] todos os trabalhadores da iniqüidade e os lançarão na fornalha ardente" (Mt 13, 41-42).

E mais: "Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos”. (Mt 25,41). Acrescenta: Lá haverá choro e ranger de dentes. (Mt 22,13). Jesus sinceramente implora aos homens não acabarem entre os condenados ao inferno. “E, se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, onde 'o seu verme não morre, e o fogo não se apaga'. ((Marcos 9: 47-48).

A partir desta revelação, a Igreja extraiu sua doutrina sobre a existência do inferno e a eternidade de suas dores para aqueles que morrem em pecado mortal.

A declaração de Bergoglio varreria os dogmas da imortalidade da alma e do inferno. Como se a Igreja nos tivesse enganado por dois mil anos e o próprio Cristo tivesse mentido para inculcar o medo do Inferno.

É um fato nunca visto na história cristã porque o sucessor de Pedro tem exatamente a tarefa oposta, a de confirmar os irmãos na fé. Afirmar teses heréticas desse tipo - para a doutrina católica - leva à cessação do ofício do Romano Pontífice.

Então, a coisa de ontem imediatamente fez um estardalhaço. Mas o terremoto no Vaticano irrompeu quando o autoritário "Times" de Londres, no final da manhã, relançou-o com este título de quebra: "o Papa Francisco ' abole o inferno", dizendo que as almas dos pecadores impenitentes simplesmente desaparecem."

A coisa estava ficando devastadora, então depois de 15 horas uma declaração veio da sala de imprensa do Vaticano, que diz:

"O Santo Padre Francisco recebeu recentemente o fundador do jornal La Repubblica em uma reunião privada por ocasião da Páscoa, sem divulgar quaisquer entrevistas. O relatório do autor no artigo de hoje é o resultado de sua reconstrução, em que as palavras textuais faladas pelo Papa não são mencionadas. Nenhuma citação do artigo acima mencionado deve ser considerada consequentemente como uma transcrição fiel das palavras do Santo Padre”.

Desmente a forma, mas não a substância. Na verdade, não diz que as palavras sobre a abolição do inferno são "fruto da imaginação de Scalfari", mas "da sua reconstrução", como normalmente acontece em entrevistas. Então diz-se que não são as "palavras textuais" e uma "transcrição fiel".

Mas o conceito porque não é categoricamente negado? Por que a sala de imprensa não afirma que essas são teses heréticas totalmente rejeitadas pelo papa Bergoglio? Por que não declara que disse exatamente o contrário e acredita no inferno e no castigo eterno?

Há um jogo de peças que vem acontecendo há algum tempo. Periodicamente Scalfari sai relatando conversas com Bergoglio, onde as últimas são atribuídas à enormidade (tipo: "não há Deus católico").

Já o padre Lombardi na saída das duas primeiras especificou que não eram entrevistas e que "as únicas expressões referidas, na formulação dada, não podem ser atribuídas com certeza ao papa".

Mas depois de um tempo o papa até republicou esses dois textos em um livro em seu nome. Então, reconhecendo sua autenticidade.

Mesmo essa tese da abolição do inferno não é nada nova. Scalfari já lhe atribuíra três vezes, e nunca a Santa Sé a negou.

Primeiro em um editorial em 21 de setembro de 2014. Então, em 15 de março de 2015: "a resposta de Francisco é clara: não há punição, mas a anulação dessa alma".

Finalmente, em 9 de outubro de 2017, sempre se referindo às suas conversas: "o Papa Francisco -repito- aboliu os lugares de residência eterna na vida após a morte das almas. O argumento que ele sustenta é que as almas dominadas pelo mal e impenitente deixam de existir, enquanto aqueles que se redimiram do mal serão tomados em êxtase contemplando Deus. Esta é a tese de Francisco.

Ontem, outro passo foi dado com uma citação direta de Bergoglio e a (meia) marcha à ré foi seguida pela reação. Mas não muito convincente. O script foi repetido por algum tempo. Bergoglio usa Scalfari para jogar a pedra na lagoa e depois, com base nas reações, ele se conserta atrás de detalhes opacos.

Entretanto, a mensagem chega ao público em geral e a confusão e a perplexidade na Igreja crescem.

Antonio Socci

De "Libero", 30 de março de 2018

Fonte: /www.antoniosocci.com  via  www.sinaisdoreino.com.br