Baseada no Santo Sudário, cientistas criam cópia de Jesus Cristo em 3D

 

16.04.2018 -

Uma equipe de cientistas da Universidade de Pádua, na Itália, utilizou dados recolhidos de uma análise no Santo Sudário para fazer uma cópia exata em 3D do que poderia ter sido o corpo de Jesus Cristo.

“Acreditamos que temos agora a imagem exata da aparência de Jesus na Terra”, disse o professor Giulio Fanti, pesquisador da Universidade de Pádua, que estuda o famoso Sudário de Turim.

“A estátua é a representação tridimensional em tamanho real do Homem do Sudário, criada a partir de medidas exatas recolhidas do tecido em que o corpo de Cristo foi envolvido após a crucificação”, explica Fanti.

Com base em medições, a equipe de cientistas criou uma “cópia perfeita” em 3D do corpo que o Sudário teria envolvido, e que, segundo diz o professor Fanti, apresenta “as características reais de Jesus Cristo crucificado”.

“A partir de agora, não é possível criar qualquer representação de Jesus Cristo sem ter em consideração esse estudo”, sustenta o professor em entrevista ao semanário italiano Chi.

“De acordo com os resultados do nosso trabalho, Jesus Cristo era um homem de extraordinária beleza e com uma expressão majestosa“, diz Santi. Com pernas longas, mas muito robusto, tinha quase 1,80m de altura – uma estatura elevada se comparada com a altura média da época, que rondava os 1,65m.

O estudo da figura tridimensional permitiu também a análise de numerosas feridas no corpo, assim como ficaram registradas no Sudário. “Contei 370 feridas de flagelação, sem levar em conta as feridas nos lados, que o Sudário não mostra porque envolveu apenas as costas e a frente do corpo”, explica o professor Fanti.

“Portanto, podemos supor que o corpo teria recebido pelo menos 600 golpes. Além disso, a reconstrução tridimensional tornou possível descobrir que no momento da morte, o homem do Sudário caiu para baixo, para a direita, por ter o ombro direito deslocado – provavelmente para ferir os nervos”, diz Fanti, citado pelo Il Mattino di Padova.

O famoso Sudário de Turim, a peça de linho em que Jesus Cristo teria sido envolvido depois de ter sido crucificado, se mantém envolto em mistério, e a autenticidade do tecido é alvo de um debate com centenas de anos. Em julho do ano passado, um novo estudo concluiu que a relíquia pode mesmo conter vestígios de sangue de Jesus Cristo.

A análise forense, realizada por investigadores italianos, detectou a presença de partículas de sangue humano que sugerem que o indivíduo em causa teria sido alvo de um prolongado período de sofrimento físico, antes de ter morrido.

Segundo os autores do estudo, as partículas detectadas revelam “um cenário de grande sofrimento da vítima envolvida no tecido fúnebre” analisado.

Mas, mesmo que novas pesquisas venham reforçar essas conclusões, e que a nova técnica 3D do professor Fanti as confirme e realce em detalhe em 3D, continua impossível confirmar que as partículas de sangue pertencem a Jesus Cristo – pelo que o mistério em torno do Santo Sudário está longe de desvendado.

Fonte: ciberia.com.br  via  www.rainhamaria.com.br