A Cultura de Morte do Fim dos Tempos: Medicos canadenses planejam eutanásia infantil, incluindo cenários em que os pais não seriam informados até a criança morrer

 

07.10.2018 -

Em uma revista médica de prestígio, os médicos do Hospital Sick Children, em Toronto, estabeleceram políticas e procedimentos para administrar a morte medicamente assistida (eutanásia) a crianças, incluindo cenários em que os pais não seriam informados até depois da criança morrer.

n/d

O artigo aparece apenas três meses antes do Conselho Canadense de Academias informar o Parlamento sobre o consenso médico sobre a extensão da eutanásia voluntária em circunstâncias atualmente proibidas por lei. O Conselho Canadense de Academias está considerando especificamente estender a chamada morte assistida para pacientes com menos de 18 anos, inclusive pacientes que expressaram sua preferência pela eutanásia antes de serem incapacitados pela doença de Alzheimer ou alguma outra doença.

O artigo escrito pelos médicos, administradores e especialistas em ética da Sick Kids foi publicado em J Med Ethics, do British Medical Journal, e foi apoiado pelo Joint Bioethics Center da University of Toronto. E  não mencionaram nenhuma conversa com a família, sobre como a criança vai morrer até que ocorra a morte.

A confidencialidade do paciente rege a decisão de incluir ou não os pais em uma decisão sobre a morte assistida, disseram os autores. Se os menores de 18 anos puderem estipular que não querem que seus pais participem, os médicos e enfermeiros devem respeitar os desejos dos pacientes.

"Em geral, a família está intimamente envolvida neste processo de tomada de decisão (no final da vida", escrevem eles. "No entanto, se um paciente afirmar explicitamente que não quer que sua família participe na tomada de decisão, mas a equipe médica pode encorajar o paciente a reconsiderar envolver sua família, em última análise, os desejos dos pacientes devem ser respeitados".

A política proposta para Sick Kids argumenta que não é nenhuma distinção ética significativa entre um paciente que escolhe recusar o tratamento e aceitar a morte inevitável comparação com os doentes que escolhem a morrer por injeção de produtos químicos antes que a doença provoque a morte. Legalmente, em Ontário não exige que os pais a participar na decisão de um menor poder  recusar a continuação do tratamento, portanto, não é nenhuma razão legal para exigir o envolvimento dos pais em uma morte assistida, de acordo com a política de crianças doentes.

A bioética Bridget Campion disse que o artigo não a surpreende.

"O fato é que a assistência médica para morrer agora é legal. E é legal em muitos lugares ao redor do mundo", disse o pesquisador, palestrante e escritor do Canadian Catholic Bioethics Institute. «Agora que é legal, muitos praticantes estão dizendo: Como fazemos isso? Não me surpreende de forma alguma".

Os oponentes do suicídio assistido estão concentrando seus esforços em uma luta pela proteção da consciência , disse ele, tanto para médicos individuais quanto para instituições religiosas de saúde.

"É difícil saber o que fazer a seguir nessas circunstâncias. Isso é legal agora", disse ele. "Na minha opinião, se estamos comprometidos em construir uma cultura da vida, vamos esquecer a legislação. Há algumas coisas que devemos nos certificar de que elas permaneçam no lugar: que possa haver assistência médica católica, que possa haver objeção de consciência. Mas, para mim, o mais importante é: "Como construímos uma cultura da vida? Como construímos uma cultura de cuidado? Se pudermos fazer isso e fazer com que as pessoas não queiram assistência médica, teremos conseguido algo".

Como outros bioeticistas católicos, Campion acredita que o argumento do suicídio assistido baseado nos direitos e autonomia dos pacientes é simplista e estreito demais. Mas a política da Sick Kids parece não levar em conta os direitos ou valores coletivos, pois se concentra na autonomia do paciente.

"Atualmente, o que estou pensando é que tendemos a pensar que a medicina é algo muito particular, entre o paciente e o médico", disse ele. Também devemos pensar em comunidades de saúde, comunidades de bem-estar".

Visto em: www.infocatolica.com  via  www.rainhamaria.com.br