Um grito do coração aos nossos Bispos: Por favor, restaure a ordem à igreja! Há "sacerdotes célebres"

Errantes que promovem a agenda da LBGT (gay) sem qualquer referência ao arrependimento ou à castidade

 

06.11.2018 - Atualização Extra

Nossa covardia coletiva deve ser transformada em um testemunho claro e amoroso que esteja disposto a suportar o desprezo do mundo para reafirmar a Verdade do Evangelho.

n/d

Por Monsenhor Charles Pope

À medida que se aproxima a Assembléia Geral anual do outono da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (12 a 14 de novembro em Baltimore), é bom refletir sobre uma obra crítica dos bispos (juntamente com os sacerdotes e diáconos) - a governança.

A governança é sugerida no próprio título do sacramento recebido em sua plenitude: o sacramento da Ordem (Sacramentum Ordinis). A palavra "ordem" sugere, bem, ordem! Manter a ordem é geralmente entendido como manter as coisas em boas condições, direcionando as coisas ou as pessoas para o seu propósito e fim adequados.

Para ser justo, o Catecismo da Igreja Católica aponta para um significado mais rico etimologicamente:

A ordem das palavras na antiguidade romana designava um corpo civil estabelecido, especialmente um corpo governante. Ordinatio significa incorporação em um ordo. Na Igreja existem corpos estabelecidos que a Tradição, não sem base na Sagrada Escritura, tem desde tempos antigos chamado ... ordenações. E assim a liturgia fala do ordo episcoporum, do ordo presbyterorum, do ordo diaconorum. Outros grupos também recebem este nome de ordo: catecúmenos, virgens, cônjuges, viúvas,… (CCC 1537)

Assim, o significado primário das Ordens Sagradas não se refere simplesmente a manter as coisas em boa ordem, mas a posições ou distinções dentro de um grupo maior. No entanto, a chave para o antigo termo latino foi a ideia de governança. Portanto, embora às vezes o usemos em seu sentido mais amplo (por exemplo, Ordem dos Catecúmenos), o termo geralmente é restrito no sentido mais formal ao clero ordenado. O Catecismo afirma:

A integração em um desses corpos na Igreja foi realizada por um rito chamado ordinatio, um ato religioso e litúrgico que foi uma consagração, uma bênção ou um sacramento. Hoje a palavra “ordenação” é reservada para o ato sacramental que integra um homem na ordem de bispos, presbíteros ou diáconos, e vai além de uma simples eleição, designação, delegação ou instituição pela comunidade, pois confere um dom de o Espírito Santo que permite o exercício de um “poder sagrado” ... A imposição das mãos pelo bispo, com a oração consagradora, constitui o sinal visível desta ordenação (CCC 1538).

Assim, o Sacramento da Ordem Sagrada fala claramente da manutenção da ordem, do governo. A própria palavra "bispo" em suas raízes gregas também indica isso: episπίσκοπος (episkopos) vem de epi (sobre ou sobre) + skopos (para ver ou olhar). Portanto, um bispo é designado para supervisionar uma área local ou diocese.

De um bispo, São Paulo escreve que ele deve

poder tanto encorajar com boa documentação como condenar aqueles que a contradizem. Pois também há muitos insubordinados, faladores vazios e enganadores, especialmente os da circuncisão. É necessário silenciá-los, pois eles destroem famílias inteiras, ensinando coisas que não devem por causa do ganho básico (Tito 1: 9-11).

Para Tito, a quem Paulo ordenou bispo em Creta, Paulo escreveu:

A razão pela qual eu deixei você em Creta foi que você poderia colocar em ordem o que foi deixado inacabado e ordenar sacerdotes em todas as cidades, como eu lhe ordenei ... (Tito 1: 5).

Por isso, no coração do sacramento da ordem sagrada está a manutenção da ordem através do munus regendi (o cargo de governo). De fato, este ofício é parte do tríplice ofício de Cristo firmemente conferido aos bispos e sacerdotes: ensinar, governar e santificar. A própria palavra "hierarquia" significa mais literalmente regra por sacerdotes - hiereus (sacerdote) + arconte (regra).

Não há como contornar: Uma das funções essenciais do sacramento da Ordem é a manutenção da ordem na Igreja através do governo, ensino e santificação.

Então, como estamos fazendo as ordens sagradas? Por qualquer medida razoável, terrivelmente. De fato, algumas das mais graves desordens podem ser encontradas nas próprias fileiras da Ordem Sagrada. Há um quadro chocante, mas persistente, de desordem, confusão e negação até os mais altos escalões, tanto nacional quanto internacionalmente. Há, com certeza, exceções notáveis nas quais bispos, sacerdotes e diáconos santos e corajosos têm procurado ficar na brecha e curar a brecha, muitas vezes a um grande custo pessoal. A atmosfera geral, no entanto, é de desordem profana, provocada pelos próprios ordenados a trazer a Ordem Sagrada:

A fé é abertamente traída e negada pelos bispos renegados - até mesmo conferências inteiras de bispos - e chefes de ordens religiosas. Os Sínodos semeam confusão e divisão em vez de clareza ou unidade.

n/d

O ensino está em férias, o silêncio em face do erro é desenfreado e a escuta sem limites é chamada de “magisterial”. Os eufemismos ambíguos que violam a antropologia, a doutrina e a tradição sagradas católicas são adotados sem críticas.

Há "sacerdotes célebres" errantes que promovem a agenda da LBGT sem qualquer referência ao arrependimento ou à castidade. Políticas que negam as palavras claras do Senhor sobre o divórcio / novo casamento e ignoram as admoestações de São Paulo sobre a Sagrada Comunhão são propostas e adotadas. Questões legítimas e pedidos de esclarecimentos necessários são recebidos com silêncio.

As faculdades católicas ensinam abertamente a dissensão sem qualquer correção dos bispos e há uma tolerância de uma vida moral entre seus alunos que chocaria até mesmo os mais pagãos dos antigos gregos e romanos.

Abusos litúrgicos têm abundado e permanecem sem correção por décadas.

Nos seminários e dentro do sacerdócio, a predação homossexual por uma aparente rede de padres se prolonga por anos, juntamente com encobrimentos, negações e pagamentos secretos.

O número de estados que estão iniciando as investigações do grande júri está aumentando diariamente. A investigação federal sobre abusos cometidos por padres católicos inclui agora todas as dioceses do país.

A freqüência à missa vem declinando há anos, levando ao fechamento de numerosas paróquias e escolas. Houve uma perda quase completa da cristandade nos últimos 60 anos.

Escândalos continuam a surgir. O Banco do Vaticano tem sido atormentado por escândalos durante anos. Uma orgia homossexual movida a drogas teria ocorrido no verão de 2017 no apartamento de um prelado do Vaticano de alto escalão. Houve aparentemente despedimentos arbitrários de bispos e padres dentro e fora do Vaticano.

O próprio Santo Padre está cercado de figuras questionáveis que estão no coração das crises atuais. Ele recebeu alegações credíveis e amplamente corroboradas por um ex-núncio de que ele e outros sabiam das atividades ilícitas do ex-cardeal Theodore McCarrick.

Em resposta às crises, de Roma tem havido silêncio, xingamentos daqueles que pedem investigações, e apenas ocasionalmente prometem investigar os assuntos.

Os fiéis estão desanimados pelo caos. Mesmo antes dos atuais escândalos sexuais e financeiros, a posição geral deste pontificado foi engenhosamente descrita como “ambigüidade armada”. Algumas das coisas mais confusas e estranhas foram ditas e feitas pelo Papa e depois deixadas sem explicação. Muitos dos fiéis, que amam a Igreja e o Santo Padre, foram colocados na posição altamente constrangedora de ter que expressar abertamente sua consternação, tristeza e confusão.

Se o meu quadro de desordem for extremo demais, imploro sua misericórdia. Se alguns dos fatos que apresentei são errôneos, se minha conclusão for muito forte em alguma área ou em relação a alguma pessoa em particular, eu me arrependo. Junto com muitos católicos, fico perplexo e me sinto desconfortável falando dessa maneira. Com tantos fiéis fico triste por ter que mencionar essas coisas publicamente. Minha preferência sempre foi permanecer discreta.

Eu também me arrependo porque sou um membro da própria hierarquia e do quadro daqueles que estão nas Sagradas Ordens que descrevo. Sou padre há quase trinta anos e esse distúrbio só aumentou em meu turno. Eu não posso me eximir de toda culpa. Embora eu não tenha cometido nenhum crime moral, algumas vezes, no passado, fiquei impaciente com alguns dos fiéis que levantaram preocupações como aquelas sobre as quais escrevi hoje. Eu costumava repreendê-los por falar contra os líderes da Igreja e lembrá-los de que os dissidentes falavam dessa maneira. Isso vai contra minha formação e minha natureza como católico e sacerdote para recitar essa litania de desordem. Eu até admito o medo de retribuição pelas minhas palavras.

Gostaria de mencionar novamente que, embora o quadro geral seja sombrio, há muitos bispos que falaram com coragem e ensinaram bem durante esses dias sombrios. Que eles sejam confirmados pelo Senhor e preservados em seu ministério.

À medida que os nossos bispos se preparam para encontrar-lhes, peço-lhes que ouçam um clamor do coração, não só de mim, um dos seus sacerdotes, mas de tantos fiéis que devem viver com a desordem na Igreja que nós que estamos na Ordem tem toda obrigação de corrigir. Nossa credibilidade é quase inexistente. O único caminho a seguir que posso razoavelmente ver é um arrependimento não apenas de tristeza, mas de forte emenda. Nós, o clero, devemos emendar nossas vidas, reafirmando o ensino doutrinário e moral do Senhor; Devemos nos esforçar para viver por nós mesmos e levar a sério a reprovação de dissidentes e infratores em série e a remoção deles de nossas fileiras. Devemos honestamente invocar o pecado e nos referir a ele pelo seu nome próprio. Devemos falar não menos claramente do que nosso Senhor e Seus apóstolos, que usaram palavras como sodomia, fornicação, adultério, ganância, ódio, divórcio e heresia. Recorrer a termos vagos como ferimentos, clericalismo e abuso de poder só diminui nossa credibilidade. As pessoas podem ver através de tal ofuscação.

Não é meu lugar, nem é meu objetivo, estabelecer uma agenda para o próximo encontro de bispos. No entanto, nós que partilhamos do sacramento da Ordem, presidimos actualmente a uma paisagem de terrível desordem e não temos ninguém a quem culpar a não ser nós próprios. Mesmo que não tenhamos cometido pessoalmente ofensas morais, muitos de nós permaneceram terrivelmente calados e / ou indecisos. Nós não testemunhamos corajosamente a verdade. O heróico exemplo dos mártires é quase desconhecido entre nós. Nós devemos mudar. De fato, devemos buscar uma notável transformação em que nossa covardia coletiva se converta, como por milagre, em um testemunho claro e amoroso que esteja disposto a suportar o desprezo do mundo para reafirmar a verdade do Evangelho. Que o nosso amor pelo povo de Deus seja tão grande que nos recusemos a mentir para eles ou a enxugar a verdade que, por si só, pode libertar cada um de nós.

Que nós, que compartilhamos o exaltado Sacramento das Ordens Sagradas, pela graça de Deus, restauremos a ordem à Igreja do Senhor, uma ordem que ele e sua boa gente merecem e exigem, e que o bom povo de Deus ore e jejue por nossos bispos enquanto eles se preparam  para a sua próxima reunião.

Fonte: www.ncregister.com  via  www.sinaisdoreino.com.br

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

Tristes dias para humanidade e igualmente para Santa Igreja Católica. Onde homens inspirados pelo "pai da mentira", a velha serpente que já os enganou antes, está seduzindo novamente seus corações, querendo tomar de assalto o Lugar Santo de DEUS. Com discurso de "misericórdia para todos", aboliu o pecado, dando ao homem plena liberdade para pensar, agir e cometer atos, que ofendem as Leis e Preceitos do Altíssimo.

Apagando de seus corações a Verdade, rasgando a Palavra de Deus dos corações, pois está escrito...

Disse o Mestre Jesus: "Vai e não tornes a pecar". (São João 8, 11)

Agora, aqueles que deveriam zelar pela Palavra de DEUS, usam de pretexto a "misericórdia" do SENHOR, para justificar que todo procedimento indigno, vergonhoso, pecaminoso, que ofende a DEUS, pode ser sempre cometido, pois, declaram que a Misericórdia de DEUS, sempre perdoará seus pecados, não importando mais que o "pecado" se torne algo comum em suas vidas, que o pratiquem cada vez mais.

No entanto, diz na Sagrada Escritura:

"Não digas: A misericórdia do Senhor é grande, ele terá piedade da multidão dos meus pecados, pois piedade e cólera são nele igualmente rápidas, e o seu furor visa aos pecadores". (Eclesiástico 5, 6)

Então, se aqueles que tinham por obrigação zelar pela Santa Palavra de Deus, que são os sacerdotes, bispos, cardeais... querem justificar o pecado, tornando-o algo banal, ao invés de seguir os ensinamentos do Eterno Bom Pastor Jesus, dizendo igualmente a suas ovelhas: "Vai e não tornes a pecar"(São João 8, 11). Mas, agora dizem: "Vai e tornes a pecar quantas vezes quiserdes". 

"Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio". (I São João 3, 8)

Para estes, que se vestem como "cordeiro", mas falam como "dragão", usando de pretexto a Misericórdia do Altíssimo, para aprovar todo o procedimento indigno, vergonhoso e pecaminoso, que ofende a DEUS, o SENHOR VOS DIZ...

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos". (Isaías 55, 8-9)

"Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar". (II Tessalonicenses, 2, 10)

"Desse modo, serão julgados e condenados todos os que não deram crédito à verdade, mas consentiram no mal". (II Tessalonicenses 2, 12)