Acredite se Quiser: Robô "deusa" prega em templo budista

 

25.02.2019 -

Máquina com inteligência artificial explica os ensinamentos de Buda no Templo Kodaiji.

n/d

Um robô com feições humanas foi criado segundo a imagem de Kannon Bodhisattva, a Deusa budista da compaixão. Batizada de “Mindar”, ela fez sua primeira pregação sobre o Sutra do Coração, uma escritura importante do budismo.

O jornal Japan Times reporta que os ensinamentos anunciados pelo robô oferecem um caminho para “superar todos os medos, destruir todas as percepções erradas e alcançar o perfeito nirvana”.

Enquanto Mindar anunciava a Sutra, legendas em inglês e chinês eram projetadas na parede enquanto a música tocava ao fundo.

O líder do templo Kodaiji, de Kyoto, Tensho Goto, afirmou em uma coletiva de imprensa: “Se uma imagem de Buda falar, os ensinamentos do budismo provavelmente serão mais fáceis de entender. Queremos que muitas pessoas vejam o robô para pensar sobre a essência do budismo”.

Mindar, que mede 1,95 metro de altura e pesa 60 quilos, foi construída pela A-Lab Co., com sede em Tóquio. Seu corpo é de alumínio, com silicone usado para moldar o rosto e as mãos. O robô será revelado ao público dia 8 de março.

Visto em: Gospel Prime