Carta resposta do Padre Rômulo Cândido de Souza ao Arcebispo Dom Murilo Krieger, a respeito da falsa excomunhão

Publicado no dia 01 Abril 2019

 

Em 2006, houve uma falsa excomunhão em massa contra o Profeta Pedro ll e todos os Ceifadores da Palavra Viva de Deus.

Da Arquidiocese de Florianópolis Cúria Metropolitana

****

Carta resposta do Padre Rômulo Cândido de Souza ao Arcebispo Dom Murilo Krieger.

QUEM SÃO ESSES EXCOMUNGADOS?

- RETRATO FALADO -

1. São pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos de noventa anos: 
Gostam muito de rezar e fazer penitência:
* Toda quinta-feira têm uma missa de vigília as 21:00 h
* depois ficam em adoração até as 24:00h, cantando e rezando.
* No carnaval fizeram uma adoração perpétua desde a quinta-feira antes do carnaval até quarta-feira de cinzas. Foi uma vigília sem interrupção, dia e noite, em pequenos grupos que se revezavam: um total de 130 horas de adoração.
* Em Taquaras-SC, celebra-se a missa todos os dias, às 8:00h e às 19:30h.

2. Aos domingos vem gente de outras cidades para as missas. No mês de março num final de semana, sábado e domingo, veio gente de 20 cidades do Paraná e Santa Catarina.
3. Esses excomungados gostam também de ler os livros Palavra Viva de Deus, que recomendam o seguinte:
* Converter-se logo. Voltar para Deus.
* Comungar e confessar com frequência.
* Não faltar à Missa.
* Rezar o rosário diariamente.
* Ter uma grande devoção a Nossa Senhora.
* Meditar nos mistérios da criação.
* Ver Deus na natureza: no sol, no mar, nos animais, em toda beleza da criação.
* Amar sinceramente o irmão, principalmente o mais pobre.
* Respeito à Igreja, não entrando nela com trajes inadequados.
* Recato com o próprio corpo, não se vestindo de modo indecente.
* Demonstrar o máximo respeito pela Eucaristia: comungar de joelhos e na boca. As mulheres com véu.
* Convidar a Sagrada Família para entrar e morar em sua casa, e para as refeições.
* Dar um bom dia a Jesus e Maria, logo de manhã.
* Beijar as sagradas chagas e o rosto de Jesus, que Judas ultrajou.
Estas são algumas heresias e perversões contidas nos 20 volumes das mensagens. Com a leitura dessas heresias, milhares de pessoas estão se convertendo e voltando para Igreja. São textos simples, diretos, sem estilo, e até com erros de português.

v O DIREITO CANÔNICO E OUTRAS LEIS DA IGREJA

Sr. Arcebispo,
Não pedimos que o senhor aceite e concorde com as mensagens dos 20 volumes. É uma questão de consciência que respeitamos. 
O Senhor exige obediência aos costumes pastorais da Arquidiocese. Lembramos ao senhor que também os bispos devem obedecer às normas da Igreja. Estas normas estão contidas no Direito Canônico. 
Lembramos a V. Exma. Algumas normas fundamentais: 
1. O Direito Canônico exige que ninguém seja condenado e excomungado SEM PROCESSO FORMAL. (O senhor não fez nenhum processo).
2. O Direito Canônico exige apresentação de PROVAS de DELITOS CONCRETOS contra fé e a moral. (-canon 1720 § 1). (O senhor não apontou nenhuma heresia ou delito grave). 
3. O Direito Canônico exige um ADVOGADO de DEFESA para o réu. (cânon 1481 § 1). (o senhor se esqueceu desta norma).
4. O Direito Canônico declara que SEM PROCESSO e sem ADVOGADO, existe ABUSO de PODER ECLESIASTICO, sujeito a SANÇÃO, inclusive com a perda do cargo. (cânon. 1389 § 1).
***

Queremos saber quais são os DELITOS GRAVES e as HERESIAS contra a fé e a moral. Aponte em concreto, com citação de LIVRO, texto e página.
***
5. Cânon 827 § 4: (Divulgação de livros e folhetos religiosos): O Código de direito Canônico é bem claro: “Se esses escritos não têm aprovação eclesiástica, não podem ser distribuídos em IGREJAS e ORATÓRIOS”.
A proibição se restringe a Igrejas e Oratórios. Não proíbe divulgar FORA de Igrejas e Oratórios, de mão em mão, e pelo Correio.
Todo canonista sabe que leis proibitivas devem ser interpretadas ESTRITAMENTE, ao pé da letra. Os livros Palavra Viva de Deus não são divulgados em igrejas e oratórios, mas fora de igrejas e oratórios. Ninguém tem o direito de mandar o que a lei não manda. 
6. Lembramos que o senhor está desobedecendo não só ao Direito Canônico, mas também as normas da CNBB. Que dá liberdade aos fiéis de comungarem na boca, de joelhos. (Veja Diretório Litúrgico, 1999 – ANO A).
7. Está também desobedecendo à orientação do Papa João Paulo II.
Quando o Papa esteve na Alemanha em 1980, os bispos perguntaram sobre a comunhão na mão. João Paulo II respondeu: “Não estou de acordo”.
Em outra ocasião, na Itália, o Papa pediu aos bispos que abandonassem esse uso: “Uma vez mais eu vos advirto que é proibida a comunhão na mão, aqui na minha diocese. Eu não revoguei o que um dos meus predecessores determinou a esse respeito. Fica debaixo de vossa responsabilidade, queridos bispos de outra diocese. Peço que reconheçais a tempo quão equivocado é o vosso caminho. Mas aqui, só permitirei a comunhão na língua e de joelhos. Qualquer outra coisa importada e difundida por forasteiros, está proibida. Digo-vos isso como vosso Bispo”. (Sermão do Papa João Paulo II na igreja do Santíssimo Nome de Maria, da Diocese de Roma, em 1 de Março de 1989).

Sr. Arcebispo,

QUEM está desobedecendo? O grupo da Palavra Viva de Deus, ou os bispos?

***
ABUSOS REALMENTE GRAVES

- Que existem no Brasil e os bispos fingem ignorar. -

1. Padres que celebram de BERMUDA e em manga de camisa. Os bispos não dão um pio.

2. Num Congresso Teológico, promovido pela CNBB, neste mês de março, em Manaus, atropelaram normas e doutrinas graves:

* Criticaram os SUFRAGIOS pelas almas chamando isso de “consumo de bens religiosos”.
* Afirmaram um novo conceito de SALVAÇÃO. Salvação é apenas uma obra social de solidariedade em favor dos pobres, dos necessitados, dos explorados. Nenhuma palavra sobre a salvação eterna da alma e sobre a redenção.
* Disseram lá que a celebração da Missa é feita pelo POVO, povo sacerdotal, numa comunidade de IGUAIS.

Sr. Arcebispo, 
Quanto a esses erros e DOUTRINAS HERÉTICAS de teólogos num Congresso promovido pela CNBB, não se houve um pio.
Os HEREGES estão em Santa Catarina, principalmente em Taquaras, periferia de Camboriú, REZANDO, CONFESSANDO, PARTICIPANDO DE MISSAS rezadas por SACERDOTES, não pelo POVO.

***
3. Outros abusos SILENCIADOS pelos bispos:
Houve uma Reunião Ecumênica em Ilhéus, Bahia, das Comunidades Eclesiais de Base, em julho do ano 2000.
Estavam presentes mais de 3 mil participantes, representando as Comunidades Eclesiais de Base de todo Brasil, e outros movimentos sociais.
A reunião contava com teólogos, biblistas, pastoralistas, liturgistas, sociólogos de todos os países latinos americanos, e ainda uma delegação norte americana e européia.
Havia 74 bispos e um total de 226 dioceses representadas.
* Na cerimônia de abertura achavam-se 2 bispos católicos, uma pastora protestante, UMA MÃE DE SANTO, sacerdotisa dos deuses africanos, e um PAJÉ, sacerdote dos deuses indígenas.
* Foram INVOCADOS TODOS OS NOMES DAS DIVINDADES AFRICANAS, e os Nomes das várias religiões presentes, misturando a religião cristã com religiões indígenas e africanas.
A MÃE DE SANTO invocou os DEUSES AFRICANOS sobre a assembleia.
Foi aplaudida por todos os BISPOS e por toda assembleia de 3 mil pessoas. (Veja Revista ESPAÇOS – ITESP – Ipiranga, SP – ano 2000 – ano 8, n.2)
***
Sr. Arcebispo,
Até hoje nenhum bispo abriu a boca para protestar contra essa aberração.
Não. HERESIA e PERVERSÃO estão em Santa Catarina, numa comunidade de católicos que reza e participa da Missa Tradicional, sem pajé, e sem mãe de santo.
A reunião de Ilhéus na Bahia não é considerada um atentado contra a doutrina e contra a fé. Heresia e atentado contra a fé existem, quando os fiéis comungam de joelhos e na boca. Quando as mulheres usam véu, quando se vestem com decoro.
ECUMENISMO existe, mas só para os DE FORA. – Para os de DENTRO, paulada e excomunhão.

Sr. Arcebispo,
Em suas reuniões na CNBB, e outras reuniões lembre-se desses fatos, antes de lançar excomunhão contra as normas do Direito Canônico. O senhor bateu um recorde. Santa Catarina tem cerca de 300 municípios. Em todos eles têm chegado os folhetos e livros da Palavra Viva de Deus. Foram 120 mil livros e 2 milhões e 400 mil folhetos. Isto significa que em 300 cidades há gente excomungada, apenas na sua jurisdição.

Excomunhão em massa raramente tem acontecido na História da Igreja. Somente no século15, época do Grande Cisma, com três papas, cidades e nações inteiras foram excomungadas. Sua façanha de excomunhão em massa, sem excluir crianças e jovens, merece figurar no Livro dos Recordes de 2006.

Taquaras, 23 de março de 2006.

Fiéis que acreditam na Palavra Viva de Deus.

CARTA DE RETRATAÇÃO DO BISPO DE FLORIANÓPOLIS DOM MURILO SEBASTIÃO KRIEGER.

Nota da Arquidiocese de Florianópolis.

“Não vai morar na minha casa quem comete fraudes; quem diz mentiras não ficará na minha presença”.
Salmo 101 (100),7.

Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, Arcebispo de Florianópolis, declara, para os devidos fins, que o “Decreto”, ao qual é atribuído o Prot. 083/05 L.18, publicado como se fora da Arquidiocese de Florianópolis no site "A Palavra Viva de Deus", tendo como título geral.

EXCOMUNHÃO EM MASSA, é falso e mentiroso e não parte da diocese de Florianópolis.

Florianópolis, 27 de março de 2006.

Dom Murilo S.R. Krieger, scj
Arcebispo de Florianópolis
*******

Obs. Esse é um esclarecimento para aqueles que ficam questionando e acreditando nesta falsa excomunhão.