Mais uma vez o Superior Geral dos Jesuítas (chefe de Francisco), declarou que o diabo é apenas uma "figura simbólica" para expressar o mal

 

22.08.2019 -

n/d

(Padre Sosa e seu "Papa Jesuíta")

Por Claudio Crescimanno

Do Gênesis ao Apocalipse, passando pelo Novo Testamento, os textos bíblicos, a tradição viva da Igreja, o Magistério de todos os Papas até o reinante, vários Concílios, o Catecismo: tudo leva a refutar teologicamente a afirmação do superior jesuíta Sosa Abascal, que disse ontem na reunião que o diabo é apenas um símbolo e não uma pessoa. Mas o problema também é antropológico porque reduzir Satanás a um símbolo é a mesma coisa que reduzir o conceito de pessoa: da criança no útero da mãe a um paciente inconsciente. Um caminho muito perigoso.

Mais uma vez, e sem originalidade particular, um dos principais expoentes da teologia católica falou de uma maneira que é, para dizer o mínimo, ambígua sobre a existência e a natureza dos demônios.

Nada menos do que o superior geral dos jesuítas, padre Sosa, fez em uma breve entrevista à margem de seu discurso no mais importante evento eclesial de cada verão, o Encontro CL em Rimini.

Então aqui está o texto da intervenção.

O entrevistador pergunta: "O diabo existe?" E já o fato de um jornalista católico, numa assembléia católica, falar com um padre católico, colocar o ponto de interrogação em vez do ponto de exclamação, parece uma anomalia. Mas vamos dizer que é apenas um truque para abrir o tópico. Tudo bem.

Mas aqui o sacerdote da Companhia de Jesus responde: "Precisamos entender os elementos culturais para nos referirmos a esse personagem ... Ele existe como o mal personificado em diferentes estruturas mas não nas pessoas, porque não é uma pessoa, é uma forma de implementar o ruim. Ele não é uma pessoa como uma pessoa humana. É um caminho do mal que está presente na vida humana. O bem e o mal estão em permanente luta na consciência humana e temos maneiras de indicá-los. Nós reconhecemos Deus como bom, inteiramente bom. Os símbolos fazem parte da realidade e o diabo existe como realidade simbólica e não como realidade pessoal ".

Se a questão (como uma pergunta) é um problema, a resposta é um desastre.

Satanás e Demônios são apenas um símbolo?

Desde a primeira página de Gênesis, na qual o papel do tentador se destaca dramaticamente, até o Apocalipse, com a horrenda visão do dragão infernal, 'que é chamado diabo e satanás' (12, 9), toda a Sagrada Escritura nos apresenta. de fato.

No NT, em particular, a missão do Senhor Jesus é antes de tudo uma luta contra o diabo que é 'assassino' (João 8:44) e 'um pecador desde o princípio' (1 Jo 3: 8), o 'pai da mentira' ( Jo 8,44). E, de fato, "o Filho de Deus apareceu para destruir as obras do diabo" (1 Jo 3: 8).

Mas isto talvez não seja suficientemente convincente, dado que não faz muito tempo que o mesmo pai Sosa já havia dito, em outra entrevista, que a veracidade dos textos bíblicos não deveria ser tomada literalmente, já que “naqueles dias não havia gravador'.

Graças ao Céu, no entanto, nós católicos sabemos que o Senhor Jesus nos providenciou um órgão de compreensão da Sagrada Escritura que é muito mais certo do que qualquer instrumento tecnológico: a Tradição viva da Igreja.

É claro que apenas mencionamos brevemente, mas o suficiente para entender como a Igreja Católica sempre concebeu anjos, bons e maus, como seres reais e pessoais.

Primeiro de tudo, vamos citar um conselho distante no tempo, mas de importância capital. O Laterano IV (ano 1215) declara: 'Acreditamos firmemente e professamos ... um princípio único do universo, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, espirituais e corpóreas ... ou seja, os anjos e o mundo ... O diabo e os outros demônios foram naturalmente criados por Deus, mas eles se tornaram maus por si mesmos, por iniciativa própria; quanto ao homem, ele pecou por instigação do diabo ".

Mas é precisamente em nossa época, um tempo de negação da fé, que o Magistério se expressou com mais frequência.

Assim, por exemplo, Paulo VI advertiu em novembro de 1972: "O mal não é apenas uma deficiência, mas uma eficiência, um ser vivo, espiritual, pervertido e pervertidor".

Em 1975, a Congregação para a Doutrina da Fé condenou a idéia de alguns teólogos segundo os quais “os nomes de satanás e do diabo não passariam de personificações míticas e funcionais, cujo significado seria apenas sublinhar dramaticamente a influência do mal e do pecado na humanidade '(Documento' fé cristã e demonologia ').

As cinco catequeses da quarta-feira de julho e agosto de 1986 de João Paulo II também são muito significativas, nas quais reafirma a existência de demônios e sua natureza como seres pessoais.

E, claro, o Catecismo da Igreja Católica, que afirma: "Como criaturas puramente espirituais, anjos têm inteligência e vontade: são criaturas pessoais" (n. 330).

Estas sugestões simples são, acreditamos, suficientes para mostrar a seriedade com a qual a Igreja tratou esse tema, que apenas superficialmente pode parecer marginal. Na realidade, o entendimento certo ou errado desse tema teológico tem repercussões decisivas em toda a nossa fé, na visão da criação e da redenção.

Mas se é importante ter mostrado a evidência dessa verdade, não é menos compreensível seu significado.

No caso que examinamos acima, como em muitos outros, a redução de satanás e demônios a um simples símbolo do mal começa a partir da negação da qualificação de seres pessoais.

O que significa dizer que os demônios são seres pessoais?

Aqueles que o negam são vítimas (ou cúmplices) de um conceito de 'pessoa' emprestado de algumas correntes filosóficas modernas e contemporâneas segundo as quais essa qualificação é baseada na capacidade de relacionamento. Na prática, um humano, ou angélico, sendo "pessoa" na medida em que vive em relacionamentos, está em comunicação com os outros. A teologia nos ensina que satanás e os demônios estão condenados, o que significa ser como mônadas, definitiva e totalmente fechadas em si mesmas, incapazes de abertura, de comunicação, de relacionamento, precisamente, com Deus e com os outros. Então - dizem os negadores - os demônios não são "pessoas".

Mas esse conceito de "pessoa" é absolutamente parcial e insuficiente. E, entre outras coisas, também pode se tornar muito perigoso; pode de fato prestar-se ao lado de uma visão na qual nem todos os seres humanos são pessoas: por exemplo, a criança no ventre da mãe ou o paciente em estado de inconsciência permanente são incapazes de relações autônomas com o ambiente externo, portanto podem não ser consideradas 'pessoas'.

Na verdade, uma antropologia adequada, fundada na razão correta e em harmonia com a Revelação Cristã, ensina que a pessoa é uma substância identificada (isto é, um sujeito) de natureza racional (ou seja, dotada de inteligência e vontade), independentemente da capacidade ou possibilidade para exercitar essas qualidades. Portanto, todos os homens e todos os anjos, mesmo os iníquos, são seres pessoais, como a fé da Igreja sempre ensinou (São Tomás de Aquino, Sum Theological, I, 50, 3).

Concluímos, permitindo-nos um sorriso amargo: Talvez desagrade ao padre Sosa pois foi precisamente o atual Papa, a quem ele disse que queria ser totalmente fiel, que o nega explicitamente: ' o diabo não é um símbolo, mas uma pessoa real ' (homilia de 4 de maio de 2013); ' a luta entre o bem e o mal não é uma coisa abstrata, é o verdadeiro conflito entre Jesus e o diabo ' (homilia de 12 de outubro de 2018).

Fonte: lanuovabq.it  via  www.sinaisdoreino.com.br

==========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

Então, o Superior Geral dos Jesuítas ("chefe de Francisco"), considera o demônio uma figura apenas simbólica. Interessante essa declaração dele, pois, rasgou a Sagrada Escritura, o Santo Evangelho, para estabelecer seu próprio pensamento intelectual, mundano e apóstata. Tipicamente dos eclesiásticos modernistas, que praticam a anti-Igreja e o seu apóstata anti-Evangelho mundano, mas...

Diz na Sagrada Escritura:

"Nisto o homem possuído do espírito maligno, saltando sobre eles, apoderou-se de dois deles e subjugou-os de tal maneira, que tiveram que fugir daquela casa feridos e com as roupas estraçalhadas". (Atos dos Apóstolos 19, 16)

"Eis que um homem exclamou do meio da multidão: Mestre, rogo-te que olhes para meu filho, pois é o único que tenho. Um espírito se apodera dele e subitamente dá gritos, lança-o por terra, agita-o com violência, fá-lo espumar e só o larga depois de o deixar todo ofegante". (São Lucas 9, 38-39)

"Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar". (1Pedro 5,8)

“Ó terra e mar, cuidado! Porque o Demônio desceu para vós, cheio de grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta”. (Apocalipse 12, 12)

"O Demônio, sedutor delas, foi lançado num lago de fogo e de enxofre, onde já estavam a Fera e o falso profeta, e onde serão atormentados, dia e noite, pelos séculos dos séculos". (Apocalipse 20, 10)