Encontradas mutações que poderiam tornar coronavírus ainda mais perigoso

 

05.02.2020 -

n/d

Cientistas supõem que a evolução do 2019-nCoV teria ocorrido durante a transmissão entre pessoas.

Uma equipe de pesquisadores de Pequim e Xangai afirma ter detectado mutações incomuns do 2019-nCoV, que poderiam indicar que o coronavírus estaria se tornando mais adaptativo e, portanto, mais perigoso.

O vírus começa a evoluir depois que o sistema imunológico do organismo hospedeiro – incluído os humanos – se adapta à infecção e começa a bloqueá-la enquanto o vírus começa de novo a tentar entrar nas células.

Algumas dessas mutações, as denominadas sinônimas ou silenciosas, são menores e não têm quase nenhum efeito, mas as não-sinônimas afetam o aminoácido e geram mudanças na sequência da própria proteína.

Os autores de um recente estudo publicado pela revista National Science Review indicam que entre 30 de dezembro de 2019 e o final de janeiro de 2020 foram detectadas 17 mutações não-sinônimas do coronavírus, o que poderia indicar que o 2019-nCoV está cada vez mais adaptável.

A surpresa ocorreu, pois parte dessas mutações foram encontradas entre membros de um mesmo grupo familiar, que habita a província de Cantão, no sul da China. Portanto, os pesquisadores supõem que a evolução viral pode ter ocorrido durante a transmissão entre pessoas.

Contudo, os pesquisadores admitem que devido à falta de uma mudança funcional do 2019-nCoV, estas descobertas são insuficientes para confirmar uma evolução adaptativa. "Portanto, é necessária uma forte observação da mutação, evolução e adaptação do vírus", concluem os autores.

Enquanto isso, o número de vítimas mortais do coronavírus no país asiático já atingiu 426.

Fonte: br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Levantar-se-á nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares". (São Mateus 24, 7)

"Se não cuidares de observar todas as palavras desta lei, consignada neste livro, em sinal de reverência pelo nome glorioso e temível de Javé, teu Deus, o Senhor te ferirá, bem como a tua posteridade, com pragas extraordinárias, pragas grandes e permanentes, doenças perniciosas e pertinazes. Fará voltar contra ti todas as enfermidades do Egito que temias, e elas pegarão em ti. Além disso, o Senhor enviará contra ti, até que sejas exterminado, toda sorte de enfermidades e pragas, que não estão escritas no livro desta lei. Vós, que éreis numerosos como as estrelas do céu, sereis reduzidos a um punhado de homens, porque tu não obedeceste à voz do Senhor, teu Deus". (Deuteronômio 28, 58-62)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6, 8)

"Ouvi outra voz do céu que dizia: Meu povo, sai de seu meio para que não participes de seus pecados e não tenhas parte nas suas pragas, porque seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das suas injustiças. Por isso, num só dia virão sobre ela as pragas: morte, pranto, fome. Ela será consumida pelo fogo, porque forte é o Senhor Deus que a condenou". (Apocalipse 18, 4, 5 e 8)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)