No norte da Itália, na cidade natal de João XXIII, seis padres morreram por causa do coronavírus

 

17.03.2020 -

O padre católico Jesus Higueras, da paróquia de Santa Maria de Cana, é visto em um smartphone durante uma missa transmitida por vídeo ao vivo em Pozuelo de Alarcon, nos arredores de Madri, Espanha, domingo, 15 de março de 2020.

n/d

Por Inés San Martín

No coração da crise européia do coronavírus na cidade de Bergamo, no norte da Itália, seis padres católicos morreram na semana passada devido à doença e, a partir de domingo, mais de 20 padres foram hospitalizados.

O bispo de Bergamo, Francesco Beschi, confirmou esses números falando com a rede de notícias italiana Rainews24.

"Nossos padres são muitos e numerosos são aqueles que se expuseram [ao vírus] para estarem próximos de sua comunidade", disse ele no domingo. "A doença deles é um sinal evidente de proximidade, um sinal doloroso de proximidade e participação no sofrimento."

Beschi também disse que ninguém é "isento" durante esse "julgamento extremamente doloroso".

Hoje Bergamo é a província italiana com o maior número de pessoas que adoeceu, com 3.416 casos até domingo, no total de 21.157 da Itália. Isso representa 16% do número total de infecções do país, embora com pouco mais de 120.000 habitantes, Bergamo represente apenas 0,2% da população geral do país.

O número de mortes em Bergamo também está crescendo exponencialmente, com cerca de 50 pessoas morrendo diariamente nesta região devido ao vírus.

Em termos de história católica recente, a província de Bérgamo a mais ampla do norte da Itália é mais conhecida como o local de nascimento de São João XXIII. Logo após sua eleição em 1958, o papa João XXIII disse a um grupo de peregrinos de sua cidade natal: "Hoje, Bergamo tem seu papa".

Em meio ao surto de coronavírus, funerais estão sendo realizados em cemitérios em Bérgamo, que mal conseguem acompanhar o ritmo e apenas sob a condição de que um número muito pequeno de pessoas acompanhe os mortos e mantenha uma distância segura um do outro. Além disso, dezenas de caixões estão começando a se acumular nas igrejas locais, sem espaço para colocá-los, no terreno, de acordo com relatos.

Outro padre, Luigi Trottner, teria sido a segunda vítima do coronavírus em outra região do norte da Itália chamada Trentino.

Após o crescimento exponencial da pandemia, a Igreja Católica na Itália decidiu que as missas não serão mais celebradas publicamente, em um esforço para proteger os fiéis da infecção. As possibilidades de participar remotamente da celebração continuam a crescer, com as missas disponíveis on-line, por meio de redes de rádio e TV.

Fonte: cruxnow.com  via  sinaisdoreino.com.br

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Se não cuidares de observar todas as palavras desta lei, consignada neste livro, em sinal de reverência pelo nome glorioso e temível de Javé, teu Deus, o Senhor te ferirá, bem como a tua posteridade, com pragas extraordinárias, pragas grandes e permanentes, doenças perniciosas e pertinazes. Fará voltar contra ti todas as enfermidades do Egito que temias, e elas pegarão em ti. Além disso, o Senhor enviará contra ti, até que sejas exterminado, toda sorte de enfermidades e pragas, que não estão escritas no livro desta lei. Vós, que éreis numerosos como as estrelas do céu, sereis reduzidos a um punhado de homens, porque tu não obedeceste à voz do Senhor, teu Deus". (Deuteronômio 28, 58-62)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6, 8)

"Ouvi outra voz do céu que dizia: Meu povo, sai de seu meio para que não participes de seus pecados e não tenhas parte nas suas pragas, porque seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das suas injustiças. Por isso, num só dia virão sobre ela as pragas: morte, pranto, fome. Ela será consumida pelo fogo, porque forte é o Senhor Deus que a condenou". (Apocalipse 18, 4, 5 e 8)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)