"Uma geração morreu em pouco mais de duas semanas. Nunca vimos nada parecido": Província italiana não consegue enterrar todas as vítimas do Coronavírus

 

19.03.2020 -

Caixões se acumulam e cadáveres são isolados em casa na província de Bergamo, cujas empresas funerárias não conseguem a atender à alta na demanda.

n/d

Caixões aguardando o enterro estão sendo colocados em fila nas igrejas e cadáveres dos que faleceram em casa estão sendo mantidos isolados em quartos, em função da dificuldade do serviço funerário da cidade de Bergamo de atender à alta na demanda.

A província é a mais afetada pela pandemia de coronavírus, que já matou 2.978 pessoas na Itália, todas cremadas ou enterradas sem cerimônias fúnebres. Os que faleceram no hospital estavam sozinhos até o último momento.

A província de Bergamo, com 1,2 milhões de habitantes, localizada na Lombardia, já contabilizou 1.640 mortes e 3.993 casos de coronavírus, de acordo com os dados desta quinta-feira (19).

"Em um mês normal, nós teríamos realizado cerca de 120 enterros", disse o diretor da funerária, Antonio Ricciardi. "Uma geração inteira morreu em pouco mais de duas semanas. Nunca vimos nada parecido, e a vontade que dá é de chorar."

n/d

A escassez de caixões também afeta a província. Para além disso, muitos funcionários das funerárias também estão doentes.

"Nós também estamos com dificuldade porque muitos dos nossos funcionários estão doentes, então não temos tantas pessoas para transportar e preparar os cadáveres", contou Ricciardi.

Existem cerca de 80 empresas funerárias em Bergamo, cada uma recebendo dezenas de ligações por hora.

Contato com cadáveres

Os hospitais italianos estão adotando medidas mais rigorosas para o manuseio de cadáveres de pacientes infectados pela COVID-19.

"As famílias não podem ver aqueles que faleceram ou providenciar um funeral apropriado, e isso é uma questão grave do ponto de vista psicológico", disse Ricciardi.

Para aqueles que falecem em casa, o processo pode ser bastante burocrático, uma vez que são necessárias as visitas de dois médicos para realizar a liberação do corpo.

"Então é necessário esperar que os médicos venham e, em tempos como esse, muitos deles também estão doentes", acrescentou Ricciardi.

Stella, professora da província, contou ao The Guardian que "ontem, um senhor de 88 anos morreu. Ele teve febre por alguns dias. Não havia como chamar a ambulância, porque a linha estava sempre ocupada", contou.

"Ele morreu sozinho no seu quarto. A ambulância chegou uma hora depois, mas claro que já não havia o que fazer. Como não havia caixões disponíveis em Bergamo, tivemos que deixá-lo na cama, e isolar o quarto para que seus parentes não entrassem", contou Stella.

Os parentes não são autorizados a ver os pacientes infectados no hospital, ou a ter contato com as pessoas falecidas.

"Não podemos nem dizer adeus. Essa é a pior parte", disse Alessandro, que perdeu um tio de 74 anos na Lombardia.

Até esta quinta-feira (19) de manhã, a Itália confirmou 35.713 casos de coronavírus e 2.978 mortes. O país é o segundo mais afetado do mundo pela pandemia de COVID-19.

Via: br.sputniknews.com/europa

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Se não cuidares de observar todas as palavras desta lei, consignada neste livro, em sinal de reverência pelo nome glorioso e temível de Javé, teu Deus, o Senhor te ferirá, bem como a tua posteridade, com pragas extraordinárias, pragas grandes e permanentes, doenças perniciosas e pertinazes. Fará voltar contra ti todas as enfermidades do Egito que temias, e elas pegarão em ti. Além disso, o Senhor enviará contra ti, até que sejas exterminado, toda sorte de enfermidades e pragas, que não estão escritas no livro desta lei. Vós, que éreis numerosos como as estrelas do céu, sereis reduzidos a um punhado de homens, porque tu não obedeceste à voz do Senhor, teu Deus". (Deuteronômio 28, 58-62)

"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Apocalipse 6, 8)

"Ouvi outra voz do céu que dizia: Meu povo, sai de seu meio para que não participes de seus pecados e não tenhas parte nas suas pragas, porque seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das suas injustiças. Por isso, num só dia virão sobre ela as pragas: morte, pranto, fome. Ela será consumida pelo fogo, porque forte é o Senhor Deus que a condenou". (Apocalipse 18, 4, 5 e 8)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)