Califórnia (EUA) bate recorde de hectares queimados pelos incêndios florestais

 

07.09.2020 -

A nova onda de calor anunciada para o fim de semana na Califórnia agravou ainda mais a situação dos incêndios florestais na região. São grandes focos espalhados simultaneamente e que obrigaram o governo da Califórnia a declarar estado de emergência. A área total queimada pelo fogo bateu recorde neste domingo.

n/d

O Serviço de Emergência do estado divulgou ontem à noite, que os condados de Fresno, Madera e Mariposa estão em emergência por conta do incêndio florestal de Creek, e os condados de San Bernardino e San Diego, em razão dos incêndios de El Dorado e Valley.

Milhares de hectares foram queimados no fim de semana, causando a evacuação também de milhares de pessoas e destruindo inúmeras casas. A área queimada é recorde para o período. Além dos três grandes incêndios, existem mais dezenas de incêndios que atingem a Califórnia contabilizando 344 mil hectares queimados nos últimos dias.

Mais de duzentos campistas foram resgatados de uma reserva natural em Fresno, pela Guarda Aérea Nacional da Califórnia, na noite do sábado, quando chamas perigosas bloquearam estradas da região. Algumas pessoas ficaram feridas e precisaram ser levadas a hospitais.

O incêndio florestal Creek, na cadeia de montanhas de Sierra Nevada, que começou na sexta-feira a noite, já queimou cerca de 18000 hectares até a manhã de hoje e permanece fora de controle.

O incêndio de Valley, em San Diego, consumiu até agora quase 4000 hectares e só 1% estava controlado, de acordo com os bombeiros

Já outro grande incêndio teria sido desencadeado acidentalmente por um lançador pirotécnico durante uma festa no condado de San Bernardino no sábado.

O fogo começou no Parque El Dorado e se espalhou em direção ao norte até a Serra de Yucaipa, segundo relataram as autoridades. Desde então, pelo menos 2800 hectares já foram consumidos até a manhã desta segunda-feira, dia 7, e as evacuações ordenadas para cinco comunidades da região.

Apenas 5% do incêndio estão controlados e o risco de fogo deve permanecer alto por conta das temperaturas extremas, da umidade baixa e dos ventos.

Nova onda de calor preocupante

Os californianos e todos moradores do estado novamente enfrentam muito calor com novos recordes de temperatura estabelecidos em várias partes do estado neste domingo, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia. O termômetro de rua em Woodland Hills, em Los Angeles, chegou a marcar 49°C.

As temperaturas estão variando entre 42°C a 44°C em grande parte do oeste dos Estados Unidos e chegando a 50°C em particular no Death Valley.

Há três semanas a região enfrentou uma onda de calor com temperaturas jamais observadas na região do Deserto de Mojave.

O Serviço de Emergência afirma que 2020 está sendo o pior ano em incêndios florestais na Califórnia levando em conta o total de hectares queimados. O estado quebrou seu recorde de terras queimadas neste domingo, chegando a 847 mil hectares devastados (ou 2.094 acres), o equivalente a 847 mil campos de futebol. A situação é muito preocupante pois os incêndios vão continuar durante outubro e novembro.

Fonte: www.painelglobal.com.br

-============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Então os sete Anjos, que tinham as trombetas, prepararam-se para tocar. O primeiro anjo tocou. Saraiva e fogo, misturados com sangue, foram lançados à terra; e queimou-se uma terça parte da terra, uma terça parte das árvores e toda erva verde" (Apocalipse, 8, 6-7).

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória".(Apocalipse 16, 8 -9).