Governo nigeriano convoca exército para combater Boko Haram

 

 

Nos últimos anos centenas de cristãos foram mortos, na última semana um dos principais líderes cristãos do país também morreu


Governo nigeriano convoca exército para combater Boko Haram
Governo nigeriano convoca exército para combater Boko Haram

 

O presidente nigeriano Goodluck Jonathan declarou estado de emergência em três estados do Norte do país: Borno, Yobe e Adamawa. A medida foi tomada diante dos ataques cada vez mais constantes do grupo extremista Boko Haram que já mataram centenas de cristãos.

O Exército da Nigéria foi enviado para estas localizadades para combater os radicais islâmicos que tentam instaurar a sharia naquela religião e assim criar um Estado separado.

Na capital de Borno foi decretado um toque de recolher de 24 horas desde a última quinta-feira (16). O estado é considerado como o reduto de Boko Haram e, por isso, as forças armadas devem concentrar seus ataques nesta região.

Só no sábado (18) mais de 10 “supostos terroristas” foram mortos no embate e outras 65 pessoas foram presas. Para tentar conter os insurgentes, o governo está oferecendo anistia aos que se renderem.

No dia que o presidente Jonathan tomou providências para combater o grupo terrorista, o pastor Shepherp Faye Pama, secretário da Associação Cristã na Nigéria, foi morto em um ataque brutal. Uma fonte revelou aos jornais que os terroristas estavam armados e invadiram a casa do pastor pulando o muro. Em seguida eles começaram a atirar contra o religioso, um dos mais importantes líderes cristãos do país.