Justiça nega retirada de depoimento de Edir Macedo do Youtube

 

A decisão alega que o processo é público, o que torna legítimo a divulgação do depoimento dado pelo líder da IURD.

por Leiliane Roberta Lopes

 

Justiça nega retirada de depoimento de Edir Macedo do YoutubeJustiça nega retirada de depoimento de Edir Macedo do Youtube

O juiz Anderson Fabrício da Cruz, da 34ª vara Cível de São Paulo manteve a decisão de que o Google não deve retirar os vídeos do Youtube que mostram o bispo Edir Macedo e Honorilton Gonçalves da Costa prestando depoimento em uma audiência no estado de Santa Catarina.

Os advogados dos religiosos entraram na justiça alegando que a gravação e divulgação da audiência foi um “ato covarde” com o objetivo de “promover o sensacionalismo barato”.

O vídeo em que Edir Macedo aparece é referente a um processo de falsidade ideológica e está relacionado a transferência de cotas da TV Vale do Itajaí Ltda. Macedo se defende dizendo que assinou muitos papéis sem ler o conteúdo, pois acredita nas pessoas que trabalham com ele.

No entendimento dos advogados do fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, a gravação do depoimento viola os direitos morais e os aspectos da personalidade jurídica das pessoas.

Porém, o juiz manteve a decisão anterior não aceitando o pedido de retirada dos vídeos da internet, dizendo que o processo em questão é público e que neste caso é “completamente desnecessária qualquer autorização para o acesso aos autos e, em consequência, aos atos processuais como, por exemplo, as gravações das audiências”. Com informações JusBrasil e TJSP.

Assista o depoimento:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gKAXkjQrr7M