Metodista vai punir pastor que celebrou o casamento de filho gay

 

Em sua defesa ele lembrou que Jesus também infringiu uma lei quando expulsou os vendilhões do templo.

por Leiliane Roberta Lopes

 

Metodista vai punir pastor que celebrou o casamento de filho gayMetodista vai punir pastor que celebrou o casamento de filho gay

Em outubro do ano passado o reverendo Thomas W. Ogletree, da Igreja Metodista Unida (IMU) de Connecticut, nos Estados Unidos, realizou a cerimônia religiosa do casamento de seu filho, Thomas com Nicholas W. Haddad, descumprindo as regras da igreja que não aceita a união homossexual.

Por conta disto, o reverendo pode enfrentar um processo eclesiástico, pois outros pastores da IMU consideram a cerimônia de casamento gay como uma ofensa não só às leis da igreja, como também às leis de Deus.

Ogletree é professor na Universidade de Yale e diz que a lei da igreja está errada. “Às vezes, quando a lei oficial está errada você tenta mudá-la. Mas se você não consegue mudá-la, você a infringe”, disse ele se defendendo.

Quem abriu o processo contra ele foi o reverendo Randall C. Paige que não concorda com o casamento gay. A IMU tem mais de 45 mil pastores e apenas 1,1 mil deles são a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os favoráveis se reúnem do grupo “New Directions”, mas enfrentam a grande maioria que é contra.

Em entrevista ao New York Times o reverendo Ogletree diz que na hora pensou em seu filho e não se estava ou não desobedecendo à igreja. “Então você quer dizer que nunca se deve infringir nenhuma lei, não importa o quanto seja injusta?”, indagou ele se comparando com Jesus, que infringiu uma lei quando expulsou os vendilhões do templo.