EUA enviam novos aviões ao Japão após tensões na região

Aeronave do tipo 'caça-submarino' chegou no domingo (1°) ao país.
Missão nas águas a oeste do Japão será a primeira do novo avião.

 

O primeiro avião patrulha P-8 Poseidon da Marinha dos Estados Unidos chegou ao Japão, como parte de uma campanha que vai ampliar a capacidade norte-americana de caçar submarinos e outras embarcações em águas próximas da China, num momento de tensão crescente na região.

O reforço militar norte-americano, que já estava previsto antes da criação pela China de uma zona de defesa área que cobre ilhas controladas pelo Japão e reivindicadas por Pequim, inclui seis aeronaves que serão levadas à base aérea de Okinawa este mês.

A primeira chegou no domingo, disse um porta-voz da Marinha dos EUA à Reuters. A missão nas águas a oeste do Japão será a primeira do novo avião.

O caça, construído pela Boeing sobre o avião de passageiros 737, foi idealizado para substituir o P-3 Orion, da Lockheed Martin, que está em serviço há mais de 50 anos.

A chegada do primeiro P-8 aconteceu um dia antes da visita a Tóquio do vice-presidente norte-americano, Joe Biden, numa viagem que está sendo ofuscada pela disputa territorial entre Japão eChina no mar do Leste da China.