ABSURDO ISSO A ONO NÃO VÊ: Sírios famintos teriam comido leão de zoológico, diz jornal!

 

 

Uma imagem de cidadãos sírios cortando a carne de um leão morto que se espalhou pelas redes sociais tem sido apontada por ativistas como prova de que a população tem passado tanta fome que se viu obrigada a matar animais do zoológico para sobreviver, segundo o jornal “The Independent”.

A imagem mostra três homens ao lado de um leão morto, com um deles cortando o animal e outro próximo ao leão, segurando sua cabeça.

A foto não foi verificada de maneira independente, mas segundo o jornal há muitos relatos de que o leão, que vivia no zoológico de Al-Qarya al-Shama, em East Ghouta, teria sido morto para alimentar a população. A imagem tem circulado como um exemplo do nível de desespero a que muitos chegaram no país.

As circunstâncias exatas sobre a morte do animal não são conhecidas. Alguns relatos indicam que os homens que aparecem cortando o animal na imagem estariam retirando a pele do leão para utilizá-la no inverno. Como a palavra em árabe para leão é “Assad”, como o nome do presidente do país, há também uma desconfiança de que o ocorrido seria uma mensagem para o regime.

No mês passado , um grupo de clérigos sírios emitiu fatwa – decreto religioso islâmico – permitindo que as pessoas que vivem em subúrbios sitiados comam carnes de animais como gatos, cães e burros, em um esforço para diminuir a fome na região de Ghouta.

Os clérigos chamaram a medida como um ato desesperado por ajuda do mundo inteiro e um aviso sobre a situação degradante no país.