O Vaticano não irá compartilhar suas informações com a ONU sobre o abuso de crianças!

 

O Vaticano se recusou a fornecer informações para a comissão de direitos humanos da ONU sobre os inquéritos internos referentes ao abuso sexual de menores por parte do clero.

 

Conforme relatado pela  Reuters, em resposta a uma série de perguntas do Comitê sobre os Direitos da Criança (CDC), a Santa Sé disse que não iria revelar informações sobre suas investigações internas a menos que exigido por um aplicativo de um Estado ou de um Governo como parte de processos judiciais. Santa Sé, que permanecerá diretamente questionado pelo painel em janeiro de 2014, será seguido de perto ao tentar colocar um fim aos escândalos financeiros  e abuso sexuais  por padres que prejudicaram a  reputação de a Igreja Católica Romana  no mundo inteiro. 

 

As perguntas do Comitê visam avaliar a observação por parte da Igreja, da Convenção sobre os Direitos da Criança 1990, um tratado que garante uma ampla gama de direitos para as crianças de Santa Veja assinou. Em resposta, o Vaticano disse que os procedimentos disciplinares internos "não são abertos ao público", a fim de proteger "as testemunhas, o acusado e a integridade da Igreja", mas acrescentou que isso não deve desencorajar as vítimas de denunciar crimes às autoridades estaduais.