Bibliotecas do Vaticano e de Oxford disponibilizam textos bíblicos digitalizados na internet.

 

medieval-300x225

As Bíblias mais importantes do mundo e os textos bíblicos de suas coleções já se encontram disponíveis desde terça-feira, 03, para visualização online. Isso porque a Biblioteca Apostólica Vaticana (VIS) e a “Bodleian Libraries”, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, digitalizaram seus acervos, que se encontram acessíveis no site da Fundação Polonsky (The Polonsky Foundation).

Este é o primeiro passo de um projeto de colaboração quadrienal entre as duas instituições. A iniciativa prevê a difusão no site de conteúdos digitais.

As coleções digitalizadas de manuscritos em hebraico, Greco e Incunábulos da “Bodleian” e da Biblioteca Vaticana foram selecionadas por um comitê de acadêmicos e curadores de diversas partes do mundo.

O projeto fornece a oportunidade para as instituições de incrementar a escala e a capacidade numérica dos volumes efetivamente digitalizados.

Recém-inaugurado, o site oferece aos visitantes imagens em boa resolução dos conteúdos, permitindo um estudo e análise científica detalhada. Além disso, estão inclusas algumas apresentações de vídeos e ensaios feitos por estudioso e apoiadores do projeto de digitalização. (LMI)