Santa Catarina: Ao menos 3 cidades podem ter sido atingidas por tornados

 

n/d

Ao menos três cidades — Bom Jardim da Serra, Bela Vista do Toldo, e Canoinhas — podem ter sido atingidas por tornados nesta quinta-feira. Segundo o Blog do Puchalski, ainda é necessário analisar fotos e vídeos para ter certeza se o fenômeno ocorreu.

O meteorologista Leandro Puchalski explica que não se pode afirmar a existência de um tornado baseado somente na velocidade dos ventos.

— O tornado atinge uma área pequena e alguns detalhes confirmam a existência deles. Telhas ficam retorcidas como toalhas molhadas, árvores são quebradas pelo meio, mas o tronco se mantém de pé e os destroços não caem exclusivamente para um lado — explica Puchalski.

Ele explica que imagens de satélite não são ideais para se confirmar a existência de tornados, dado a pequena extensão destes. Por isso é importante analisar fotos, vídeos e relatos sobre a tempestade.

— Durante o dia, quando as pessoas estão na rua e ainda tem claridade, é mais comum que algumas pessoas tenham visto nuvens em forma de tornado — diz o meteorologista.

Há duas semanas, tornado atingiu São Joaquim

Quando duas massas de ar, uma quente e outra fria, se encontram, nuvens que podem dar origens a tornados se formam, explica Puchalski.

Foi o que aconteceu em São Joaquim — Serra Catarinense —, no dia 21 de novembro, quando turistas filmaram a passagem de um tornado em uma vinícola do município.Na ocasião, cerca de 15 araucárias foram arrancadas do solo, cabos de alta tensão se romperam na SC-114 e três barracões de empresas de maçã foram danificados na cidade vizinha de bom Jardim da Serra.

Fonte: Diário Catarinense