Papa Francisco escreve Carta Privada para gays católicos

 

 

 

Carta pessoal, seria um brecha para a mudança ou o início da reforma doutrinal?


Papa Francisco escreveu uma resposta pessoal a uma carta que lhe foi enviada em junho por um grupo de gays e lésbicas católicos italianos, relata The Tablet, que se apresenta como "a notícia semanal católica internacional".

Italiano grupo católico LGBT Kairos de Florença escreveu uma carta ao papa, em junho, pedindo "abertura e diálogo", e observando que a falta de tal "sempre alimenta a homofobia", segundo o jornal.Enquanto Kairos e outros grupos de LGBT católicos têm escrito para papas anteriores, a resposta deFrancisco marca a primeira vez que o líder da Igreja Católica respondeu formalmente.

O grupo se recusou a revelar o conteúdo de sua carta original ou da resposta do Papa Francisco, mas confirmou que o papa emitiu sua bênção para Kairos e seus membros. Kairos também recebeu uma carta do secretariado do de Estado do Vaticano, o que teria dito o papa Francisco "gostei muito" a letra e a forma como ele foi escrito, segundo o The Tablet.

Papa Francisco continua a fazer manchetes por declarações que parecem mais tolerantes e aceitar as pessoas LGBT do que os de seus antecessores, embora(ou ainda?) tenha havido nenhuma mudança na doutrina católica oficial condenando os atos homossexuais e opondo-se a igualdade do casamento. 

Em setembro, disse Francisco à igreja não deveria "interferir espiritualmente" com as vidas das pessoas LGBT em uma ampla entrevista na qual ele também disse que a Igreja não pode se concentrar apenas na oposição ao aborto, contracepção e igualdade no casamento. Um mês antes , o papa disse a um grupo de repórteres que ele não julgaria padres gays, perguntando: 

"Se alguém é gay e busca o Senhor com boa vontade, quem sou eu para julgar?"

fonte: http://www.advocate.com/politics/religion/2013/10/10/pope-francis-writes-private-letter-gay-catholics

Embora ainda não conseguimos ver o papa Francisco implementar quaisquer reformas concretas, os sinais iniciais são boas. Após o envio de católicos do mundo um questionário buscando as suas opiniões sobre a vida moderna, é claro que Francisco está preparando o terreno para a ação.

 Sua visão para afrouxar o aperto de dogma marca um forte contraste seus antecessores, como João Paulo II.