Brasil em chamas: Calor e falta de chuva fazem casos de queimadas dobrarem

 

30.08.2014 -

n/d

A falta de chuva e as altas temperaturas deste ano deixaram o Brasil em chamas. Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que os focos de queimadas dobraram em relação ao ano passado.

De janeiro a 26 de agosto de 2013, satélites registraram em todos os Estados brasileiros 33.041 focos de queimadas, ante 65.789 no mesmo intervalo deste ano.

O forte calor do inicio do ano e a seca persistente causaram estresse da vegetação, o que favorece a propagação do fogo.

n/d

As queimadas causam destruição na fauna e flora, empobrecem o solo, reduzem a penetração de água no subsolo e podem causar mortes e acidentes. A poluição prejudica a saúde das pessoas e interfere nos ecossistemas.

Moradora próxima a terrenos com matas em Bauru (SP), Ofelia Moreira, 47, sofre diariamente os efeitos das queimadas na região. Ela conta que comum ver pessoas jogando lixo e ateando fogo vegetação para queimar os residuos.

"Passo o dia respirando fumaça. Tenho dor de cabeça. Nesta semana, mesmo com os vidros fechados dormi respirando fumaça", afirmou.

Em Goiás, a Polcia Rodoviria Federal divulgou alerta na semana passada por causa do grande núnmero de queimadas s margens de rodovias, que aumentam o risco de acidentes.

SECA NAS REGIÕES

A seca foi mais acentuada nas regiões central e sudeste do pais, segundo o coordenador do monitoramento de queimadas do Inpe, Alberto Setzer, mas também foi sentida em outras areas.

n/d

A associação entre tempo seco e o aumento de queimadas pode ser percebida em Mato Grosso, onde foram detectados 12.872 focos de incêndio neste ano. No mesmo periodo do ano passado, o Estado teve 7.652 focos.
Já em Rondonia e Pará registraram os maiores aumentos de focos de queimadas. No primeiro, o crescimento foi de 379% -de 621 focos para 2.975. No segundo, o aumento foi de 298% -de 2.349 para 9.368 focos.

"Na minha cidade tem queimada todo dia, por volta das 18h. A cidade fica tomada por cinzas e fumaças. Muitas crianças e adultos adoecem", relata a recepcionista aFlvia Lopes, 27, moradora de Parauapebas, no Pará. "Eu sinto falta de ar", diz.

Fonte: http://www.noticias.widmi.com e Folha SP

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)