Seca histórica: No ritmo de queda atual, o Cantareira secará em cerca de 55 dias

 

n/d

Setembro começa com a esperança de volta das chuvas e melhora no quadro crítico dos reservatórios de água de São Paulo.

Porém, a previsão não indica um cenário animador para os próximos 30 dias. “As chuvas retornam aos poucos, mas as últimas rodadas dos modelos meteorológicos mostram volumes abaixo da média para o mês, que é de 90mm”, explica o meteorologista Willians Bini.

Entre amanhã e sexta-feira, algumas instabilidades atuam no Estado de São Paulo e até podem provocar chuva no Sistema Cantareira, mas é bom salientar que serão chuvas fracas, isoladas e baixo acumulado, o que não muda a situação atual dos reservatórios.

n/d

Ainda segundo Bini, a segunda quinzena de setembro será mais chuvosa do que a primeira. A partir do fim de semana o tempo volta a ficar seco e quente em São Paulo, o que até agravar a falta de água, pois com o calor, o consumo aumenta. Hoje, o Sistema Cantareira está com 10,8% da capacidade máxima, o ritmo de queda é de 0,2% por dia.Se continuar assim, as represas devem secar totalmente em cerca de 55 dias.

Fonte: UOL noticias

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Por Dilson Kutscher

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

 

Diz na Sagrada Escritura:

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita.
Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro animal clamar: Vem! E vi aparecer um cavalo preto. Seu cavaleiro tinha uma balança na mão. Ouvi então como que uma voz clamar no meio dos quatro Animais: Uma medida de trigo por um denário, e três medidas de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho!" (Apocalipse 6, 5-6)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)