Papa Francisco celebra matrimônio de casais

 

O Sumo Pontífice com um casal recém-casado que trabalha com terapia do riso, segundo o mesmo Jornal

Assim se exprime o Jornal britânico The Telegraph, no dia 12 de setembro de 2014 sobre a cerimônia que realmente aconteceu no dia 14 daquele mês:

"Casais "vivendo em pecado" e mulheres que já tem filhos fora do casamento terão seus matrimônios celebrados pelo Papa Francisco em uma cerimônia domingo, no Vaticano, em mais um sinal da determinação do Papa de fazer a Igreja mais inclusiva e compassiva (...). 

Os respectivos esposos e esposas tem diferentes modos de vida, disse a Diocese de Roma em uma declaração.

"Há aqueles que já estão coabitando, aqueles que já tem filhos, aqueles que se conheceram na Igreja", comunicou a Diocese.

Uma das mulheres casando tem uma filha crescida de um relacionamento anterior e vai casar com um homem que foi anteriormente casado mas obteve uma anulação.

A mulher, chamada somente de Gabriella, disse que ela nunca imaginou que teria seu casamento celebrado pelo Papa na Basílica de São Pedro.

"Nós não nos sentíamos dignos ou capazes de cumprir as exigências de um bom casal Católico", falou Gabriella ao Jornal La Repubblica. "Mas a Igreja sob a liderança do Papa Francisco nos recebeu e acolheu. O Papa é maravilhoso, ele está renovando a Igreja. Nem mesmo os descrentes podem se manter indiferentes a sua direção e sua simplicidade atraente" (...).

A cerimônia acontece três semanas antes do começo do Sínodo Extraordinário dos Bispos, que vai discutir temas chaves como casamentos, divórcio e contracepção" [1].