Paraíba: Mar avança quase 3 metros, destrói barracas, quiosques e derruba árvores

28.09.2014 - A ressaca do mar – provocada por maré alta (2,7m) associada a eventos meteorológicos, como ventos fortes – danificou várias barracas nas praias do município do Conde, no Litoral Sul da Paraíba, nessa terça-feira (9). Só em Jacumã, 20 quiosques instalados na areia foram afetados. Na Praia do Maceió, a geladeira de uma comerciante foi levada pela força das ondas; árvores foram arrancadas. Segundo a Capitania dos Portos, a maré volta a atingir 2,7 metros na madrugada de hoje, às 4h58. A Prefeitura informou que os comerciantes não serão relocados. Eles ocupam irregularmente a área da Marinha. O Comitê do Projeto Orla diz que eles têm que deixar o local. O assunto será discutido na próxima semana.

n/d

Solange Fernandes, que dormia com o marido no momento em que as ondas atingiram seu ponto comercial, na Praia do Maceió, não acredita no que aconteceu. “Estou em estado de choque. Ainda não consegui chorar”. Com a ajuda de amigos, ela tentava, na manhã de ontem, recuperar objetos que foram levados pelas ondas. Além de uma geladeira, a comerciante perdeu roupas, todas as bebidas e utensílios. Para Pedro Assis da Nóbrega, proprietário de um quiosque na praia de Jacumã, o dia foi para contabilizar as perdas. “Minha barraca teve a frente destruída. Aliás, das barracas que funcionam aqui, só uma ficou inteira. Tenho um prejuízo de R$ 20 mil para recuperar”, disse.

n/d

A intenção de reconstruir as barracas na areia, porém, não poderá ser colocada em prática. A superintendente do Patrimônio da União, Daniela Bandeira, informou que todos os comerciantes terão que sair do local. “O que ficou previsto é um reordenamento. Isso significa que foi discutido junto ao comitê que existe o entendimento local de que alguns equipamentos são necessários, mas de forma legal. O projeto que está sendo elaborado pelo município deve trazer uma proposta com destino para estes equipamentos”, declarou.

Fonte:Portal  Correio noticias