Artigo do Frei Clemente Rojão: Não és Davi, Reverendo!!!

25.08.2015 -  Concordo que o sacerdote na missa é o Alter-Christus, um "outro Cristo". Bem, eu disse um sacerdote em suas funções na missa, com toda gravidade e concentração que a posição exige, no sacrifício incruento da missa.

Agora, quando um sacerdote está no altar rebolando e pulando feito uma "bicha louca", ai ele não é o Alter-Christus, e sim o Alter-Salomé, a moça que na esbórnia dançou nua para pedir a cabeça de São João Batista a um rei corrompido. Ai não é mais a missa o outro Calvário, e sim o puxadinho do salão de Herodes.

n/d

Sim, o rei David dançou diante da Arca da Aliança. Quanto a isso temos vários reparos: Primeiro que no caso do santo rei era uma procissão em festa, não uma execução como no Calvário. Segundo que a dignidade da eucaristia é infinitamente superior à da Arca da Aliança. Terceiro que mesmo para Davi não pegou bem, a princesa Micol o criticou severamente, vejam na passagem. Quarto, outro episódio análogo de dança litúrgica foi no episódio da idolatria do Bezerro de Ouro e um semelhante no dos sacerdotes de Baal versus Elias, e Elias não dançou, alias, ironizou os idólatras que dançavam para Baal. Por último, "quod licet Iove, non licet bovi" (o que é bom para Júpiter não é bom para um boi), David era David, rei ungido, herói, santo profeta e avô do Messias. Alta é a dignidade do sacerdote, mas são muitos poucos os atuais que chegam a um décimo da santidade e sabedoria de David. Quem quer imitar a David siga os passos de David na santidade, não os passos de dança.

Por fim, se ainda assim algum padre quiser dançar no altar se dizendo como David, conheço alguns sujeitos bem grandes e fortes para ele tentar derrubar numa briga.

Afinal, é fácil querer imitar David nas dancinhas, difícil mesmo é ter coragem de enfrentar os Golias que há na vida.

Fonte: http://www.freirojao.com.br