Com recorde de queimadas, número de incêndios passa de 11 mil no Amazonas

03.10.2015 

n/d

O Amazonas registrou recorde de incêndios neste ano, com 11.104 focos de queimadas. O número é o maior já registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que registra os dados via satélite há 17 anos. Em todo o ano passado, foram contabilizados 9.322 casos.

O recorde também ocorre no mês de setembro de 2015, que registrou 5.882 queimadas. A quantidade é 90,3% maior que a máxima já registrada em 2009, com 3.091 focos. Em 2014, foram 3.057 ocorrências de incêndio no mês.

O volume de incêndios deste ano é quase 50% maior do que foi contabilizado nos primeiros nove meses de 2014. Atualmente, nove municípios apresentam mais de 1,4 mil focos ativos de queimadas. Eles são apontados como a causa da nuvem de fumaça que encobriu Manaus na quinta-feira (1º) e sexta-feira (2). Neste sábado (3), a fumaça ainda pôde ser vista nas primeiras horas da manhã.

n/d

Em setembro, a capital só registrou um dia com chuva, no dia  4, quando choveu apenas 15,8mm, conforme registro da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão era de que chovesse no mês entre 43mm e 83mm.

Desde quarta-feira (29), o município de Careiro da Várzea registra o maior número de queimadas, com 350 focos. O município fica cerca de 100 quilômetros distante de Manaus.

n/d

De acordo com o Inpe, 1.418 focos ativos de queimadas são registrados em nove municípios, sendo 222 focos em Autazes, 187 em Lábrea, 174 em Manacapuru, 142 em Boca do Acre, 107 em Manaquiri, 105 em Careiro da Várzea, 90 em Presidente Figueiredo, 83 em  Novo Aripuanã, 75 em Itacoatiara e 75 focos de incêndio em Maués. Manaus está na 44ª posição, com oito registros de queimadas significativas feitas pelos satélites.

Manaus amanheceu encoberta de fumaça durante três dias. Cinzenta e densa, ela dificulta a respiração, além de prejudicar a visibilidade em ruas e avenidas da capital.

n/d

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 32 pessoas, sendo 26 adultos e seis crianças, foram atendidas nos Serviços de Pronto Atendimento da rede estadual de saúde, relatando desconforto respiratório.

n/d

O Inpe informou que os ventos fracos dificultam a dispersão da fumaça. "Os ventos calmos ou fracos com velocidade de 2 a 4 nós [4 a 7 km/h], chegando no máximo a 8 nós [15 km/h] conforme os dados do aeroporto, não ajudam a fumaça a se dispersar. Além disto, estão rondando [variando], vindo com predominância dos setores leste e norte", explicou o instituto ao G1.

O meteorologista do Inmet, Gustavo Ribeiro, disse que a fumaça tem origem em municípios do interior e até de estados vizinhos. "Os ventos predominantes na cidade de Manaus sopram de direção nordeste, isto é, de nordeste para sudoeste. Dito isso, se as fontes de fumaça [focos de calor] estiverem a leste e/ou nordeste de Manaus, em cidades como Rio Preta da Eva, Itacoatiara, Parintins ou até mesmo de cidades do Pará, as fumaças passarão pela capital e região metropolitana de Manaus. Após passarem por Manaus, muito provavelmente esta poluição ou fumaça, vá para cidades como Iranduba, Careiro, Manacapuru e Novo Airão, pois estão na direção sudoeste da capital", explicou Ribeiro.

n/d

Desde o início do ano, mais de 320 atendimentos no combate a incêndios foram feitos pelo Corpo de Bombeiros no estado, ultrapassando todo o número de ocorrências registrado no ano passado, que foi de 304 casos.

O calor intenso na região durante o segundo semestre do ano facilita a propagação de incêndios. O fenômeno El Niño afeta a quantidade de chuvas no estado, segundo informações do Inmet. O clima quente deverá se estender até dezembro.

Fonte: G1

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Que disseram: Tomemos para nós as casas de Deus em possessão.
Deus meu, faze-os como um tufão, como a aresta diante do vento.
Como o fogo que queima um bosque, e como a chama que incendeia as brenhas,
Assim os persegue com a tua tempestade, e os assombra com o teu torvelinho.
Encham-se de vergonha as suas faces, para que busquem o teu nome, Senhor.
Confundam-se e assombrem-se perpetuamente; envergonhem-se, e pereçam,
Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra". (Salmos  83,12-18)

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa?" (Jeremias 9, 11)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita. Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"Eis que virá o dia do Senhor, dia implacável, de furor e de cólera ardente, para reduzir a terra a um deserto, e dela exterminar os pecadores. Nem as estrelas do céu, nem suas constelações brilhantes, farão resplandecer sua luz; o sol se obscurecerá desde o nascer, e a lua já não enviará sua luz". (Isaías 13, 9-10)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)