"Três coisas que aprendi enquanto meu avião caia"

Ele estava em uma poltrona da primeira fila no vôo 1549, o avião que fez um pouso forçado no Rio Husdon, em Nova York. O que passou na cabeça dele quando o avião começou a cair?

 

26.08.2016 - Hora desta Atualização - 14h30

Nota de www.rainhamaria.com.br

Artigo publicado no site em 29.01.2016

Então, o comandante da aeronave anuncia: "Preparem-se para o impacto".

O avião em que você é um passageiro, começa a cair do céu. Você vê a terra cada vez mais próxima. O que passará pela sua cabeça neste instante? Deve considerar que há grandes chances de morrer. Você está preparado para morrer? Para onde iria a tua alma pega de surpresa?

Disse Santo Antônio Maria Claret: "Hás de morrer na hora menos pensada. Quer penses, quer não penses nisso, quer acredites, quer não acredites, morrerás e serás julgado, e te salvarás ou condenarás, conforme o bem ou o mal que houveres praticado; disso não escaparás por mais que digas ou faças. E que te aproveitará ganhar todas as riquezas e alcançar todas as honras, e dar ao corpo todos os prazeres, se vier a perder a tua alma?"

Disse Santo Afonso de Ligório: "Deus pôs diante de nós dois caminhos a seguir, o do céu e o do inferno: Cada qual se dirigirá à morada que escolheu em vida".

"Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; o que lhe agradar, isso lhe será dado". (Eclesiático 15, 18)

Ric Elias estava em uma poltrona da primeira fila no vôo 1549, o avião que fez um pouso forçado no Rio Husdon, em Nova York, em Janeiro de 2009. O que passou na cabeça dele quando o avião começou a cair?

Dizia a Venerável Madre Joana da Santíssima Trindade, religiosa carmelita, que na vida dos santos não existe o amanhã. Este só existe na vida dos pecadores, que sempre dizem: "mais tarde, mais tarde, e assim se aproximam da morte". Meu irmão, se Deus nos convida hoje para praticar o bem, pratiquemo-lo hoje. Pode ser que amanhã não haja mais tempo, ou que Deus não nos faça mais ouvir o convite.

Tudo se há de acabar, e se perderes tua alma na morte, tudo poderá estar perdido para ti. “Considera-te desde já como morto", disse São Lourenço Justiniano — "pois sabes que necessariamente hás de morrer” . Se já estivesses morto, que não desejarias ter feito por Deus? Portanto, agora que vives, pensa que algum dia cairás morto.

São Camilo de Lélis, ao aproximar-se de alguma sepultura, fazia a seguinte reflexão: "Se estes mortos voltassem ao mundo, que não fariam pela vida eterna?"

n/d

E eu, que disponho de tempo, que faço eu por minha alma? Este Santo pensava assim por humildade. E tu querido irmão, talvez com razão receies ser considerado aquela figueira sem fruto, da qual disse o Senhor: “Três anos já que venho a buscar frutas a esta figueira, e não os achei”. (Lucas 13,7)

Tu, que há mais de três anos estás neste mundo, quais os frutos que tens produzido? Considera — disse São Bernardo: "Que o Senhor não procura somente flores, mas quer frutos".

Isto é, não se contenta com bons propósitos e desejos, mas exige a prática de obras santas. É preciso, pois, que saibas aproveitar o tempo que Deus, em sua misericórdia, te concede, e não esperes com a prática do bem até que seja tarde, no instante solene quando te diz: Vamos, chegou o momento de deixar este mundo. Depressa! O que está feito, está feito.

"Eu ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Felizes os mortos que doravante morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os seguem". (Apocalipse 14,13)