Tornado atinge área rural de Cafelândia, na região oeste do Paraná

09.10.2015 -

n/d

O Sistema Tecnológico Simepar confirmou no fim da tarde desta sexta-feira (9) que um tornado atingiu a região oeste do Paraná por volta das 15h30 desta sexta. Os ventos entre 65 e 115 km/h atingiram o distrito de Palmitópolis, em Cafelândia.

O supervisor operacional Gilmar Volpato estava trabalhando e viu o momento em que o tornado se formou. Ele gravou um vídeo do fenômeno. "Começou bem pequeno. Eu vi aquele funil e comecei a filmar, perdi o começo, mas peguei quando ele estava mais forte", diz.

Segundo o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, as imagens confirmam que se trata de um tornado. "Realmente o vídeo que recebemos é verídico. Houve uma tempestade bastante severa com condições para tornado naquela região".

Um tornado é uma coluna de ar que gira em redemoinho em uma velocidade que pode ultrapassar os 400 km/h. A Escala Fujita, de classificação dos ventos, começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0, que pode ter sido registrado no oeste, é o mais fraco e o F5 é considerado o mais intenso.

Ainda conforme Volpato, é a primeira vez que ele vê o fenômeno na região. "Não ficamos assustados porque estava longe, deu para ver que não ia chegar perto", conta.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Cascavel, cidade vizinha, não foram registrados estragos. "Normalmente esse fenômeno ocorre mais na área rural", diz Braum.

Fonte: G1

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

VEJA O VIDEO DO TORNADO.

As imagens foram feitas por um funcionário de uma cooperativa por volta das 15h. No distrito de Palmitópolis, em Cafelândia PR.

 

 

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Que fareis vós no dia do ajuste de contas, e da tempestade que virá de longe? Junto de quem procurareis auxílio, e onde deixareis vossas riquezas?" (Isaías 10, 3)

"Nosso Deus vem vindo e não se calará. Um fogo abrasador o precede; ao seu redor, furiosa tempestade". (Salmos 49, 3)

"Pois bem, vou mostrar o que valem tua justiça e tuas obras! Elas não te servirão de coisa alguma, quando pedires socorro. E não te salvarão teus ídolos: todos serão levados pelo vento. Um sopro as carregará. Aquele, porém, que contar comigo herdará a terra, e possuirá meu monte santo". (Isaías 57, 12-13)

"Pois bem! Eis o que diz o Senhor Javé: em minha indignação, desencadearei um furacão, em minha cólera, vou mandar uma tempestade, em meu furor de destruição, farei cair granizo". (Ezequiel 13, 13)

"Naquele tempo, um estrondo, semelhante ao bramido do mar, retumbará contra ele. Quando olhar a terra, só verá trevas e angústia, e no céu se estenderão nuvens tenebrosas". (Isaías 5, 30)