Calor extremo no Brasil: Temperatura passa dos 40 °C em vários estados em plena primavera

15.10.2015 -

n/d

No começo da tarde desta quinta-feira, 15, a temperatura atingiu os 40°C na cidade do Rio de Janeiro, como indicou a medição no Campos dos Afonsos, na zona oeste carioca. Às 14 horas, no sudeste do Pará, o aeroporto de Conceição do Araguaia e também o de Carolina, no sul do Maranhão, marcavam 41°C.

n/d

Na tarde de 14 de outubro, a temperatura atingiu 43°C no aeroporto de Carolina. O aeroporto de Macaé, no litoral do Rio de Janeiro, também registrou 41°C nesta quinta-feira. Às 14 horas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura chegou aos 40,7°C em Gurupi e em Paranã, cidades do Tocantins.

Embora sem alcançar a marca dos 40°C, temperaturas muito elevadas, entre 37°C e 39°C eram observadas por volta das 14h desta quinta-feira em 11 estados brasileiros.

n/d

O calor intenso vai se repetir nesta sexta-feira e próximo fim de semana ainda será muito quente. Até o domingo, 18 de outubro, recordes de calor poderão ser registrados em várias capitais do Centro-Oeste, do Sudeste, do Norte e do Nordeste.

No Paraná, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas Gerais e no Espírito Santo, espera-se um alívio do calor extremo no fim de semana, com a entrada de ventos de origem polar. Uma frente fria passa pelo litoral da Região Sudeste, provocando aumento de nuvens, mas pouca chuva na Região.

Estações meteorológicas automáticas operadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram os maiores valores de temperatura máxima em cada estado sob influência do ar quente.

n/d

Atualização deste artigo as 19h40.

Com 42,3º C, Rio de Janeiro tem dia mais quente do ano.

n/d

O Rio de Janeiro teve, nesta quinta-feira (15), em plena primavera, o dia mais quente do ano. A temperatura chegou aos 42,3 °C às 14h na estação meteorológica de Santa Cruz, na zona oeste da cidade, segundo o Centro de Operações.

Até então, o recorde do ano estava com o dia 24 de setembro, quando os termômetros chegaram a 41,3 °C na Barra da Tijuca, também na zona oeste. A previsão é de que a sexta-feira (16) seja ainda mais quente, com os termômetros alcançando os 43º C.

n/d

Segundo meteorologistas, o próximo verão promete ser um dos mais insuportáveis de todos os tempos no Brasil, com as temperaturas ultrapassando facilmente os 40ºC por vários dias seguidos.

Fonte: Terra notcias, De Olho no Tempo e UOL

=============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita. Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)