Fotógrafo retrata crianças refugiadas dormindo em florestas, ruas e abrigos

28.10.2015 - Quando a noite cai, Lamar, de cinco anos, dorme sobre um cobertor fino em uma floresta na fronteira da Sérvia com a Hungria, com frio, medo e saudade das bonecas que ficaram em sua casa em Bagdá, atingida por um bombardeio.

n/d

Quando a noite cai, Gulistan, uma síria de seis anos que vive como refugiada com a família na Turquia, prefere apenas fechar os olhos, e não dormir de verdade, para evitar os pesadelos recorrentes.

n/d

Quando a noite cai, Ralia, de 7 anos, e Rahaf, de 13, dormem abraçadas sobre caixas de papelão ao lado de seu pai nas ruas de Beirute, após terem perdido a mãe e um irmão em um ataque com granada em Damasco, na Síria.

n/d

Quando a noite cai, a situação das crianças que fogem da guerra junto com a família pode se tornar ainda mais dramática. É o que mostra a série “Where the children sleep” (onde as crianças dormem), do fotógrafo sueco Magnus Wennman.

n/d

De fevereiro a setembro deste ano, Wennman fotografou crianças refugiadas dormindo em abrigos, ruas, hospitais, florestas e fronteiras de seis países: Jordânia, Líbano, Turquia, Hungria, Sérvia e Grécia.

As fotos foram publicadas no jornal sueco "'Aftonbladet". São 22 retratos e histórias como as contadas no início desta reportagem.

n/d

Segundo o fotógrafo, a ideia era fazer algo que realmente “tocasse” o público. “Às vezes é difícil para as pessoas entenderem o conflito na Síria. Mas não é difícil entenderem que toda criança precisa de um lugar seguro para dormir”, relatou ele ao G1.

Wennman conta que se reuniu com a equipe no início de janeiro para pensar em como mostrar as dificuldades enfrentadas pelas crianças refugiadas de uma forma original.

n/d

"Eu tinha curiosidade de saber o que acontece quando a noite cai e as crianças vão para a cama. Seus sonhos, suas esperanças e suas histórias", afirmou.

Fonte: G1

============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Pus-me então a considerar todas as opressões que se exercem debaixo do sol. Eis aqui as lágrimas dos oprimidos e não há ninguém para consolá-los.

Seus opressores fazem-lhes violência e não há ninguém para os consolar". (Eclesiastes 4, 1)

n/d

MAS...

"Porque vós sois refúgio para o fraco, refúgio para o pobre na sua tribulação, abrigo contra a tempestade e sombra contra o calor. (Porque o sopro dos tiranos é como uma tempestade de inverno, como o calor sobre uma terra árida. Vós fazeis cessar o clamor dos tiranos, assim como cessa o calor à sombra de uma nuvem. O canto triunfal dos tiranos extinguir-se-á).
O Senhor dos exércitos preparou para todos os povos, nesse monte, um banquete de carnes gordas, um festim de vinhos velhos, de carnes gordas e medulosas, de vinhos velhos purificados.

n/d

Nesse monte tirará o véu que vela todos os povos, a cortina que recobre todas as nações, e fará desaparecer a morte para sempre. O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e tirará de toda a terra o opróbrio que pesa sobre o seu povo, porque o Senhor o disse". (Isaiás 25, 4-8)

n/d

PORQUE...

"Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os levará às fontes das águas vivas; e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos". (Apocalipse 7, 16)

"Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição". (Apocalipse 21, 4)

n/d

"Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito, no qual não tropeçarão, porque sou um pai para Israel. Ouvi a palavra do Senhor, ó nações, e anunciai-a nas ilhas longínquas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho". (Jeremias 31, 9-10)

"Vi ainda o céu aberto: eis que aparece um cavalo branco. Seu cavaleiro chama-se Fiel e Verdadeiro, e é com justiça que ele julga e guerreia". (Apocalipse 19, 11)

"Portanto, eis o que diz o Senhor Deus: meus servos comerão e vós tereis fome, meus servos beberão e vós tereis sede, meus servos se rejubilarão e vós ficareis envergonhados, meus servos cantarão na alegria de seu coração, e vós vos lamentareis com o coração angustiado, rugireis com a alma em desespero.
Vosso nome ficará como um termo de maldição entre meus eleitos: (Que o Senhor Deus te faça morrer!) enquanto meus servos receberão um novo nome.
Aquele que desejar ser abençoado na terra, desejará sê-lo pelo Deus fiel, e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus fiel, porque as desgraças de outrora serão esquecidas, já não lhes volverão ao espírito.
Pois eu vou criar novos céus, e uma nova terra; o passado já não será lembrado, já não volverá ao espírito, mas será experimentada a alegria e a felicidade eterna daquilo que vou criar.

n/d

Pois vou criar uma Jerusalém destinada à alegria, e seu povo ao júbilo". (Isaias 65)