Novena Jesus Cristo Rei

A novena de Jesus Cristo, Rei do Universo. (Pag 160, no Livro das Novenas)

(Obs: A novena de Jesus Cristo Rei do universo é votiva, não tem data certa, é conforme o calendário litúrgico da Igreja Católica.)

          Oração para todos os dias.

     Onipotente e sempiterno Deus, que quisestes restaurar em vosso querido Filho, Rei do Universo, todas as cosias, concedei-nos que todas as famílias das pessoas desagregadas pela ferida do pecado se submetam a seu suavíssimo império.

     Que convosco e o Espírito Santo vive e reina Deus por todos os séculos dos séculos. Amém.

 

Primeiro Dia

     " A quem buscais?- A Jesus Nazareno? Eu sou". Senhor e Rei nosso: sempre deixas que descubram vosso amor, ainda quando tuas criaturas tão amadas por Vós, te busquem para martirizar-vos.

     Sabendo que vós sois Jesus Nazareno, vos buscamos hoje de novo para prender-vos outra vez, mas não com cadeias e cordas, mas sim com nossas misérias e nossos amores, pois sabemos que é o que mais ata e sujeita vosso misericordioso e amante coração, e assim preso por amor, conduzir-vos em triunfo ao trono que vos tem formado os corações amantes, para que comeces vosso reinado de misericórdia e amor na terra. Amém.

Obséquio:

     Cumprir com fidelidade minhas obrigações por ser laços de amor que me unem com Jesus. Unindo meu coração ao Coração de Cristo Rei e minhas intenções as suas, rezarei:

     Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.

     Eterno Pai, derramai tuas misericórdias sobre toda a terra, reino de vosso Filho Jesus. Amém.
     Oh! Cristo Rei!, estabelece vossa paz em vosso reino. Amém.
     Espírito Santo, abrasai ao mundo em vosso puríssimo e ardente amor. Amém.
     Mãe querida, une cada vez mais e mais a vosso Filho Divino, todo misericórdia, com teus filhos na terra. Amém.
     São José, ensinai-nos a amar a Jesus e a Maria. Amém.

Segundo Dia

     "Cristo, adivinha quem vos tem ferido". Oh! Jesus amante e bom!, aquela noite triste de vossa Paixão vossos olhos divinos viam através dos séculos todos os nossos pecados e esquecias que tão dolorosamente feriam vosso Divino Coração, tanto, que para que vossa pureza não vos fizestes fugir de nós, não como os soldados fecharam vossos olhos, mas sim que agora o amor vende vossos olhos, a fim de que não vejas mais que as almas tanto se perdem sem a vossa graça.
     Fazei que essas almas as que com vosso sangue e vossas lágrimas tem lavado e purificado cheguem a amar-vos com tanto entusiasmo, que se cerrem seus olhos a todo o que não sejas Vós Rei de seus amores.
     Fazei, Senhor, que os homens vos conheçam e vos amem. Amém.

Obséquio:

     Fechar os olhos a tudo o que não seja Jesus.
     
Unindo meu coração ao Coração de Cristo Rei e minhas intenções as suas, rezarei:

     Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.

Terceiro Dia

     "Logo vós sois Rei? - bem dizes: Eu sou Rei.-Eu tenho vindo ao mundo para dar testemunho da verdade.- e o que é a verdade?".
     Deus nosso Senhor é a verdade por essência, e é verdade encantadora, é verdade que entusiasma o coração; que este Deus onipotente se fez Homem por mim, e me amou entre desprezos, entre burlas, entre toda classe de sofrimentos, e não por ser necessário para salvar-me, pois umas gotas de seu sangue bastavam para isso, mas sim por ser necessário ao amor grande e infinito que ardia em seu coração pelas almas.
     Senhor, e Rei nosso : ensinai-nos a amar como Vós, sem retroceder ante o sacrifício e a dor, pois queremos sofrer e amar, para que nem um só coração deixe de amar-vos; fazei-los todos vossos.-Amém.

Obséquio:

    Abraçar-me com o que me faça sofrer.
    
Unindo meu coração ao Coração de Cristo Rei e minhas intenções as suas, rezarei:

    Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.

Quarto Dia

     "Desprezando-lhe Herodes com todo seu exército e vestindo-lhe uma roupa branca, dele riram e lhe mandaram a Pilatos.
     "Oh! Jesus divino Rei nosso !, quão grande tem de ser nosso amor até Vós, que pelo nosso quisestes ser zombado e tido por louco, e em verdade, Jesus meu, loucura de amor parece, o que a grandeza de Deus se encerre no corpinho de um Menino, que o poder de Deus esteja sujeito com cravos, que este mesmo Deus e Homem se esconda em uma pequena Hóstia, e enamorado venha buscando a intimidade de nossos corações, para ter neles suas delicias;
     Jesus amante e bom, que o fogo de vosso amor nos converta também em pequenas hóstias, que escondidas em vosso Coração encontrem verdadeiro asilo, para que vós sejas conhecido e amado.

Obséquio:

     Fugir de todo o que me possa fazer gosto.
     
Unindo meu coração ao Coração de Cristo Rei e minhas intenções as suas, rezarei:

     Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.

Quinto Dia

     "Vamos a coroar-lhe de Rei.-Salve, Rei dos judeus, e cuspindo lhe tomavam seu bastão e lhe feriam sua cabeça e lhe davam bofetadas."
     Que pensavas Jesus meu naquela triste prisão? que desejavas quando eras coroado de espinhos, quando eras maltratado? apenas duas coisas,
     Oh! sabedoria e amor infinitos!: que vossa Eterno Pai fosse glorificado, que as almas se salvassem; e poderíamos pensar as almas em outra coisa que não em Vós?
     Poderá nossos corações desejarem outra coisa que não que se repitam por amor aquelas palavras "Salve Rei", mas não apenas dos judeus, mas sim de todas as nações da terra conquistadas com teus sofrimentos e vossa morte?
     Que o grito " Vamos a coroar-lhe por Rei! " ressoe por amor em toda a terra, Oh! Deus meu!. Amém.

Obséquio:

     Apartar meu pensamento do que não seja Deus.
     
Unindo meu coração ao Coração de Cristo Rei e minhas intenções as suas, rezarei:

     Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.

Sexto Dia

     "Ecce Homo.-Eis aqui a vosso Rei." Oh! divino Jesus!, como te apresentam por Rei, coroado de espinhos vossa cabeça, vossa corpo coberto de feridas, cheios de lágrimas teus olhos ; mas era preciso que essa fosse vossa apresentação, pois não apenas sois nosso Rei, mas sim nosso modelo, e nunca melhor que isto podias dizer: "Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração.". Caíram, Senhor, em presença de tanta grandeza, de tanta humildade, de tanto amor, todos os ídolos que ficam em nossos corações. Deixai-nos recolher vosso sangue e tuas lágrimas, para que derramando-as sobre os corações de todas as criaturas sejamos de novo purificados e envoltos no amor. Amém.

Obséquio:

     Procurar com empenho a humildade.
     Unindo meu coração ao Coração de Cristo Rei e minhas intenções as suas, rezarei:

     Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.

Sétimo Dia

     "Senhor, lembrai-vos de mim quando vier o vosso reino.-Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso."
Quiséramos, Senhor, apresentar no dia de vossa festa os corações de todos os homens rendidos a vosso amor; mas olhai, Rei nosso, quantos milhões deles estão envoltos nas trevas da morte e do pecado e não vos conhecem; por eles vos pedimos nós que temos a sorte de conhecer vosso coração, todo misericórdia. "Senhor, lembrai-vos destes desgraçados quando estiveres em vosso Reino", fazei-nos, Senhor, ouvir: "logo, muito logo estarão comigo no paraíso". Amém.

Obséquio:

     Atos de fé, esperança e caridade.
     
Unindo meu coração ao Coração de Cristo Rei e minhas intenções as suas, rezarei:

     Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.

Oitavo Dia

     "Mulher, tens aí vosso Filho." "Eis aí vossa Mãe."
     Mas um dos soldados lhe abriu o peito com uma lança e saiu dele sangue e água.
     A Mãe de nosso Deus é nossa Mãe querida! que felicidade e que confiança! o coração de nosso Deus é nosso céu, nosso tesouro.
     Mãe bendita, queremos amar-vos como vos amava Jesus, e a Ele, como vós o amavas; ensinai-nos as delicadezas do amor, a felicidade da vida de união, de união íntima, confiante, amorosa; fazei-nos pequenos, muito pequenos, para poder entrar e perder-nos no Coração de Jesus, sem ter mais motivo nem desejo que vos amar e fazer-vos amar. Amém.

Obséquio:

     -Consagrarei-me de todo coração a Santíssima Virgem.
     
Unindo meu coração ao Coração de Cristo Rei e minhas intenções as suas, rezarei:

     Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.

Nono Dia

     "Jesus Nazareno, Rei dos judeus." "Regnavit a ligno Deus" "E ao nome de Jesus dobraram os joelhos no céu, na terra."
     Oh! Rei divino!, ao apresentar-vos neste dia bendito nossas adorações, vos oferecemos quanto somos, temos e desejamos; não nos detêm nossa miséria, pois sois todo misericórdia;
     Confiamos conseguir todos os nossos pedidos, pois sois todo amor e o amor atende sempre, e vos o pedimos em união de nossa Rainha e Mãe Imaculada e dos anjos custódios de todas as almas.
     Senhor !, tirai de vosso reino os demônios e a todos teus inimigos e concede a Igreja uma era de paz.
     Levai a Vós neste dia as almas do purgatório, um perdão geral a todos os pecadores e pondo luz em suas inteligências e amor em seus corações, provai uma vez mais que é maior vossa misericórdia que nossa malícia e miséria.
     Cheio de amor e pureza aos sacerdotes, aos pequenos e as almas a Vós consagradas, formando delas essas legiões de almas puras, humildes e amantes que vós desejas:
     Almas pequenas que como grãos de trigo, formem todas em uma perfeita união de intenções e corações com a Vítima divina do Calvário e do altar uma hóstia que aplaque ao céu pelos pecados da terra e faça descer sobre ela perdão e misericórdia para os desgraçados pobres pecadores, por essas almas que queres que sejam as delicias de vosso Coração na terra e vossa corte de amor no céu.

Obséquio:

     Abandonar-me no coração de Deus.
     
Unindo meu coração ao Coração de Cristo Rei e minhas intenções as suas, rezarei:

     Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.


     Depois, se rezam cinco Pai-Nossos, cinco Ave-Marias e cinco glórias pelas cinco chagas de Jesus Cristo, e outro Pai-Nosso, pela intenção do Santo Profeta Pedro II e aos Sacerdotes Consevadores, para poder ganhar todas as outras indulgências concedidas a esta devoção.