NOVENA DE SANTA LUZIA

Publicado no dia 02 Dezembro 2013

A novena de Santa Luzia começa dia 04 de dezembro, sua festa é dia 13 de dezembro.

Oração Inicial

Gloriosa virgem e mártir Santa Luzia, abençoada desde a mais tenra infância e cheia de graça do Senhor, que vos fez digna habitação do Espirito Santo, nós vos suplicamos, ó nossa santa protetora, que nos alcanceis da Santíssima Trindade um fervor todo especial para celebrar em vossa honra esta novena, e que, assim como, inflamada do ardor da divina caridade, se empenhou a vossa ditosa alma em servir e amar a Deus até possuí-lo pelo martírio, assim também consigamos pela vossa poderosa intercessão, amar e servir a Deus perfeitamente aqui na terra gozar de sua divina presença eternamente no céu. Amém.

Intenções

Eu vos Saúdo, ó Santa Luzia, templo predileto da Santíssima Trindade, vós que tão bem imitaste a candura e pureza de Maria Santíssima, alcançai-nos, por sua intercessão castidade do corpo e da alma, a fim de conseguirmos entoar eternos louvores a Jesus, nosso Salvador.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai

Oração a Santa Luzia

Oh! Gloriosa Mártir, Santa Luzia, Que tão destemida professastes vossa fé, ficando fiel ás promessas do Batismo, obtende-nos igual coragem e valor, para fazermos honra ao título de cristãos.

Dai-nos uma fé viva e socorrei-nos sempre, principalmente na hora da morte.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai

Santa Luzia, nossa excelsa protetora, lançai um olhar complacente sobre o Santo Padre o Papa, sobre os nossos Bispos e Sacerdotes, sobre os que se preparam para o Sacerdócio e sobre o nosso povo.

Socorrei-nos em todas as nossas adversidades corporais e espirituais.

Oh! Santa Luzia, não desampareis os que em vós confiam.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai

Rogai por nós, Santa Luzia.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Senhor Deus, que vos dignastes iluminar com o esplendor da verdadeira fé e ilustrar com a coroa do martírio a Vossa Virgem Santa Luzia: concedei a nós vossos servos, que, pela sua intercessão, livres da cegueira da alma e do corpo, possamos mais seguramente contemplar as coisas do céu.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Oração final

Oh! Santa Luzia, que preferiste sofrer o Martírio antes de negar a fé e manchar a vossa alma; e Deus com milagres extraordinários recompensou vossa virtude e vossa fé; a vós que foste constituída protetora contra as doenças dos olhos eu vos recorro, para que protejais minha vista e cureis a doença de meus olhos.

Oh! Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol , o colorido das flores, o sorriso das crianças.

Conservai-me também a luz da fé, pela qual eu posso conhecer meu Deus, compreender seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontreis, na companhia de Deus, dos Anjos e Santos.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai a minha fé. Amém.

Ladainha de Santa Luzia

Alegria das Crianças – Rogai por nós;
Esperança dos jovens – Rogai por nós;
Força dos Adultos – Rogai por nós;
Santa Luzia – Rogai por nós;
Filha de Deus Pai – Rogai por nós;
Anjo da Igreja – Rogai por nós;
Fonte de humildade – Rogai por nós;
Santa Luzia – Rogai por nós;
Protetora dos olhos – Rogai por nós;
Luz dos Pecadores – Rogai por nós;
Amparo das Famílias – Rogai por nós;
Santa Luzia – Rogai por nós;
Peregrina do Mundo – Rogai por nós;
Bênção de Deus – Rogai por nós;
Exemplo de bondade – Rogai por nós;
Santa Luzia – Rogai por nós;
Vida dos Setores – Rogai por nós;
Glória da Igreja – Rogai por nós;
Nossa Padroeira – Rogai por nós;
Santa Luzia – Rogai por nós

Dirigente: Rogai por nós, Santa Luzia.
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Dirigente: Oremos – Ó Deus que vos dignastes iluminar vossa Virgem Santa Luzia com o clarão da fé e com a coroa do martírio, concedei-nos que por sua intercessão, sejamos livres de qualquer cegueira da mente e do corpo e mereçamos elevar mais facilmente o olhar para as coisas celestes. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.