Orações - Via sacra - Janeiro

6ª Estação

 

Verônica limpa o Rosto de Jesus

 

Nós Vos adoramos ó Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos!

Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

Aproxima-se de Mim uma mulher do povo. As mulheres ricas não estavam ali, estavam nas suas luxuosas casas, umas no palácio de Herodes, entregues aos seus pecados, outras nas casas dos grandes do Meu povo, ocupando-se das suas coisas. Mesmo a mulher de Pilatos, que tinha mostrado preocupação Comigo, não estava ali, porque a sua posição de mulher do governador a impedia.

Vede a dificuldade que têm os de coração rico em acompanhar-Me. Uns são impedidos por umas coisas, outros por outras. Todos encontram desculpa, mas, na realidade, todos são impedidos por coisas do mundo. Esta mulher avança afoitamente, como uma criança avança, sem sequer pensar, sem se prender a considerações de coisa alguma, nem da sua segurança, nem do seu prestigio. Esta é uma característica da infância espiritual, de quem copia as virtudes da Minha Infância: dar tudo sem esperar nada em troca, sem fazer cálculos, dar tudo de coração puro, consolar, amar, sem fazer acepção de pessoas, sem manter em si maus sentimentos de adulto. Dá tudo tu também. Dá tudo de ti próprio e terás tudo em Mim.

Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

Tende piedade de nós, Senhor! Tende piedade de nós!

Que as almas dos fiéis defuntos, pela Misericórdia de Deus, descansem em paz. Amém.

    7ª Estação

     

    Jesus cai pela segunda vez

     

    Nós Vos adoramos ó Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos!

    Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

    Caio segunda vez, e para vós a Minha segunda queda é mais difícil de entender do que a primeira. Como é possível, o dono de tal poder cair repetidamente? Existirá realmente o Seu Poder, ou tudo não passará de enganos? Isto pensava o povo que Me rodeava. Isto pensais vós agora, quando as coisas vos correm mal repetidamente, quando pensais que já é tempo de Eu atender as vossas preces, de mostrar o Meu Poder em vosso favor. Cada queda Minha é uma desilusão para vós, é um ruir de falsas esperanças de um Messias à vossa maneira. Não, Meus filhos, Eu não Sou à vossa maneira e, se assim pensais, muito vos desiludirei! Vós é que tendes de aprender a tornar-vos à Minha maneira. Tendes de aprender Comigo, acostumar-vos a meditar a Minha Vida, a Minha Infância humilde, para de cada passagem extrair a virtude que precisais imitar hoje, o hoje que tendes em cada dia.

    Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

    Tende piedade de nós, Senhor! Tende piedade de nós!

    Que as almas dos fiéis defuntos, pela Misericórdia de Deus, descansem em paz. Amém.

      8ª Estação

       

      Jesus consola as mulheres de Jerusalém

       

      Nós Vos adoramos ó Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos!

      Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

      Paramos agora! Há gente triste, gente que chora, que é preciso consolar. É preciso que saias de ti próprio, que esqueças aquilo que sofres e que, como Eu, te vires para quem precisa de ajuda, de consolo, de compreensão. O sofrimento aproxima ou afasta as pessoas, conforme a maneira de ser encarado. Se te viras para o teu sofrimento, não estarás em condições de compreender o sofrimento de ninguém, porque fazes de ti o centro de tudo e parece-te que todos os outros sofrimentos nada são. Nesse caso o sofrimento pode conduzir-te a uma forma subtil de orgulho e de desprezo pelo próximo, Se deixares que a chama da Caridade aqueça a tua alma, se encarares o teu sofrimento com humildade, reconhecerás que, por muito que te custe, poderá haver pessoas junto de ti que sofram mais, quer pela natureza do sofrimento, quer pela fraqueza natural de cada uma.

      Não te julgues o centro do mundo. És apenas uma alma bem pequena, que deve considerar-se isso mesmo: alma pequena, que ainda nada sabe, mas tudo quer aprender e aprenderá se procurar viver como Eu vivi e imitar as Minhas Virtudes.

      Pai-Nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...

      Tende piedade de nós, Senhor! Tende piedade de nós!

      Que as almas dos fiéis defuntos, pela Misericórdia de Deus, descansem em paz. Amém.