Santo Antônio, amigo do Menino Deus e amigo dos pobres: Soube anunciar a todos que a fé só dá frutos quando colocada em prática, transformada em gestos concretos de solidariedade para com o próximo

 

13.06.2021 -

n/d

Foi por isso que Santo Antônio falou certa vez: “Cessem as palavras e falem as obras!”

n/d

Para ele, a Igreja de seu tempo tinha que tornar-se pobre, sentir com eles, ser uma comunhão de pobres. Escutando isso, lembram-nos que, ainda hoje, depois de terem se passados tantos séculos.

n/d

Santo Antônio, chegou até denunciar que “os que guardam os bens dos pobres e os roubam, serão roubados pelo diabo”. Por isso, até hoje o povo alimenta em si a devoção do pãozinho de Santo Antônio, símbolo de partilha para com todos os irmãos que sofrem. Pão que era partilhado com quem precisava, muitas vezes, o que muitas vezes o fazia tirar às escondidas os pães do convento. O gesto da partilha do pão é apenas um exemplo das coisas maiores que podemos partilhar com quem necessita.

Partilhemos irmãos, pois o próprio Santo nos diz: “Quem partilha, partilha a vida e aposta na sobrevida”.

n/d

Oração

Ó Santo Antônio, amigo do Menino Deus e amigos dos pobres. Ajudai-nos a partilhar o pão material com nossos vizinhos, com nossos parentes, com os viandantes, e todos os necessitados. Ensinai-nos mais a dar do que receber. Pois, é dando que se recebe. Nosso Santinho, abençoai nossos trabalhos e os de nossos familiares, pois é trabalhando honestamente que conseguiremos repartir o pão que nos pedes para partilhar. Ensina-nos também, a buscarmos hoje e sempre, o Pão da Eucaristia, que é o próprio Menino que levas em teus braços, Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Santo Antônio, rogai por nós!

Fonte: franciscanosrondinha

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe". (São Marcos 12, 29-31)

"De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras". (São Tiago 2, 14-18)

"Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus:  É repartir seu alimento com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, em vez de desviar-se de seu semelhante.

n/d

Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda...se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno. O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis". (Isaías 58, 6-11)