Arcebispo indiano: “Gastem menos no Natal e ajudem quem precisa!”

 

22.12.2021 - Artigo publicado no site em 22.12.2018

Ele fez o pedido a todos os católicos e a 200 sacerdotes da sua arquidiocese

n/d

Dom Peter Machado é o arcebispo da arquidiocese indiana de Bangalore, no Estado de Karnataka. Em reunião recente com mais de 200 sacerdotes, ele pediu que as comunidades católicas, que são minoria no país, sejam o mais solidárias que puderem com os atingidos pelos desastres naturais que assolaram a região nos últimos meses, além de orientar os párocos a evitarem despesas desnecessárias nas celebrações religiosas para assim conseguirem doar mais recursos aos pobres.

n/d

O arcebispo indiano recordou:

“Jesus Cristo nasceu entre os pobres e indefesos num presépio de Belém e escolheu se identificar com os pobres. O Natal é sempre um momento para redirecionar a nossa atenção aos necessitados. Quando o coração de um crente está cheio do amor de Cristo, ele saberá compartilhar, cuidar e consolar aqueles que precisam se sentir amados por Deus”.

n/d

Por meio de iniciativas realizadas por diversas comunidades e organizações locais, a arquidiocese tem arrecadado donativos em dinheiro e em bens para socorrer as vítimas das enchentes que devastaram vilarejos e cidades dos Estados de Karnataka e Kerala, onde, há mais de três meses, ao menos 6.000 pessoas continuam vivendo em barracas ou abrigos que deveriam ser provisórios.

n/d

A população pressiona o governo a fornecer soluções permanentes para a situação, o que não vem acontecendo com a desejada eficácia.

Visto em: pt.aleteia.org

===========================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus:  É repartir seu alimento com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, em vez de desviar-se de seu semelhante. Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda...se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno. O Senhor te guiará constantemente, alimentar-te-á no árido deserto, renovará teu vigor. Serás como um jardim bem irrigado, como uma fonte de águas inesgotáveis". (Isaías 58, 6-11)

"Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe" (São Marcos 12, 29-31).

"Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos... E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos" (São Lucas 14, 13-14).

n/d

"Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?

n/d

Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?
Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes" (São Mateus 25, 34-40).

"O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" (Samuel 16, 7).