Direito a ajoelhar para a Santa Comunhão

*Foram publicadas as seguintes respostas para as perguntas de novembro-dezembro 2002, edição de Notitiae, publicação oficial da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos. Estas respostas representam a visão da Santa Sé sobre as perguntas de ajoelhar-se para receber a Santa Comunhão e o direito dos católicos de enviar suas preocupações para a Santa Sé.

Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos
Prot. N. 1322/02/L - Roma, 1 de Julho de 2002.

Sua Excelência,


Esta Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos recentemente recebeu informações de membros fiéis em sua Diocese, de que está sendo recusada a Santa Comunhão, a menos que estejam de pé para a receber, em vez de se ajoelhar. As informações manifestam que tal política foi anunciada aos paroquianos. Há possíveis sinais que tal fenômeno poderia estar um pouco mais difundido na Diocese, mas a Congregação está incapacitada de verificar se tal é o caso. Este Dicastério está confiante que Sua Excelência estará em uma posição de fazer uma determinação mais segura do assunto, e estas reclamações proporcionem uma ocasião, em todo caso, para a Congregação comunicar o modo pelo qual habitualmente orienta este assunto, com um pedido que Vossa Excelência faça esta posição conhecida a qualquer Padre que possa estar em falta, por assim estar informado.


A Congregação está na realidade preocupada com o número de reclamações semelhantes que recebeu em recentes meses de vários lugares, e considera qualquer recusa da Santa Comunhão a um membro fiel com base na postura dele ajoelhar-se, ser uma séria violação de um dos direitos mais básicos do fiel Cristão, isto é, o de ser ajudado pelos Pastores por meio dos Sacramentos (Códice Juris Canonici, Cânon 213).


Devido à lei que "os ministros sagrados não podem negar os sacramentos àqueles que os pedirem oportunamente, que estiverem devidamente dispostos e que pelo direito não forem proibidos de os receber”.(Cânon 843 §1), não deveria haver nenhuma tal recusa a qualquer católico que se apresenta para a Santa Comunhão na Missa, excluídos os casos que apresentam um perigo de escândalo sério a outros crentes que surgem por causa do não arrependimento da pessoa em pecado público ou heresia obstinada ou cisma, publicamente professada ou declarada.


Até mesmo onde a Congregação aprovou legislação que denota de pé como a postura para a Santa Comunhão, conforme as adaptações permitidas às Conferências de Bispos pela Instituição Generalis Missalis Romani n. 160, parágrafo 2, que fez assim com a estipulação que aos comungantes que escolhem ajoelhar não será negada a Santa Comunhão nestes casos.


Na realidade, como Sua Eminência, o Cardeal Joseph Ratzinger, recentemente enfatizou, a prática de ajoelhar para a Santa Comunhão tem em seu favor uma antiga tradição secular, e é um sinal particularmente expressivo de adoração, completamente apropriado, levando em conta a verdadeira, real e significativa presença de Nosso Senhor Jesus Cristo debaixo das espécies consagradas. Dado a importância deste assunto, a Congregação pediria que Sua Excelência especificamente indague se este Padre tem uma prática regular de recusar a Santa Comunhão a qualquer membro fiel nas circunstâncias descritas acima e - se a reclamação for comprovada - que Sua Excelência instrua-o firmemente e a qualquer outro Padre que possa ter tido uma tal prática, para se abster de agir assim no futuro.


Os Padres deveriam entender que a Congregação considerará reclamações futuras desta natureza com grande seriedade, e se elas forem verificadas, pretende buscar ação disciplinar consoante com a gravidade do abuso pastoral.
Agradecendo a Sua Excelência sua atenção para este assunto e confiando em sua amável colaboração na sua consideração,

Sinceramente em Cristo,
Jorge A. Cardeal Medina Estévez
Prefeito
+ Francesco Pio Tamburrino - Arcebispo Secretário


Resposta da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos ao Consulente:
Você teve recusada a Santa Comunhão quando você ajoelhou?

Informe o incidente à Congregação do Vaticano para Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos:
FAC-SÍMILE: 011-39-06-698-83499

Copyright © These Last Days Ministries, Inc. 1998 - 2002 All rights reserved.
P.O. Box 40
Lowell, MI 49331-0040
Revised: August 14, 2002

Tradução livre de matéria extraída do site:
http://www.tldm.org/News5/Vatican_kneeling.htm
A quem são reservados todos os direitos, na forma da lei.

Este mesmo tema, ou seja, a resposta da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé dada a um fiel que fez a consulta sobre o direito de receber a Santa Comunhão de joelhos, também pode ser encontrada originalmente em inglês no site: http://www.adoremus.org/Notitiae-kneeling.html


* * *


Mensagem recebida pelo confidente católico Bento da Conceição –Taquaras - Balneário Camboriú – Santa Catarina -Brasil. Informações (047)367-7110 ou (047)977-3952.


O Santíssimo Sacramento
10/12/1999

O Meu Corpo a vós foi dado como pão descido do Céu e o Meu Sangue como bebida, para purificar vossa alma: dois maiores mistérios. Sem estes dois, alimento e bebida, jamais um ser poderia entrar no Céu. Por isso, a Santa Missa é a parte mais importante na face da terra; nada se pode comparar. Tudo passa, mas estes dois não, porque Eu Sou o que dá a Vida: o Alimento Espiritual.


Meus queridos Sacerdotes! Peço, pela última vez: dê o máximo de respeito para Comigo, na Santa Missa. Não faça dela um ritmo de chamar atenção, pelo movimento; faça, sim, como sacrifício. Olhaste, na Santa Ceia? Nenhum, dos Meus Profetas, pulou ou dançou, quando receberam o pão e o vinho que dei a eles. Pense bem! Quem deu o começo fui Eu, onde de Minhas mãos receberam estes alimentos, o vinho e o pão. Então, faça tu o mesmo; não mande outro dar. Os convidados nunca poderiam tocar na Santa Hóstia, por ela ter sido consagrada em Meu Nome por tuas mãos e não pelas dos convidados. Representas, no altar, o mesmo que fiz no meio dos Apóstolos. Nenhum deles deu a Mim, mas fui Eu que dei a eles o pão e o vinho. Talvez, na tua dúvida, podes até dizer: por que os Apóstolos pegaram na mão e não na boca, o pão? Porque eles foram escolhidos para dar o prosseguimento dos Meus mistérios, e só eles sentaram na mesa junto Comigo. O mesmo também fizeram vocês, o juramento, quando foram consagrados Sacerdotes. Se por acaso, na falta de um Sacerdote não puder, por motivo de doença, então, sim, pode o ministro ajudar, e não tomar a frente.


Quero vos encontrar, Meus filhos prediletos, tão logo fazendo este serviço bem feito. Do contrário, de Mim nada terás a receber. Porque, quando vires a Minha grandeza, cairás por terra, pois o remorso tomará conta do teu coração, por teres duvidado destes mistérios. Então, baterás no peito e dirás: fui um servo mau! Não fiz como o Senhor Me mandou! Lembre-se, que se não fosse a Santa Missa, nesta terra, os homens andariam na escuridão e as mulheres também. Sim, porque Eu Sou a Luz que está dentro de vós e sobre vós, e que vos ajudo a caminhar nesta terra tão cheia de gente maldosa e pecadora. Por isso, peço, pela última vez: consagre a Santa Hóstia em Meu Nome, mas, que só tu ponhas a mão. Não deixe mais outro tocar nela a não ser a língua, e faça o silêncio máximo, na hora da celebração da Santa Missa.

Jesus


O Alimento espiritual.
06/02/2000

Quem come deste Pão, se alimenta, onde outro alimento não pode dar sustento igual a este Pão(a Santa Eucaristia). Dela tudo depende para a salvação de muitos. Sim, não digo de todos, porque estou vendo o desprezo que estão Me dando, recebendo-Me na mão e ainda em pé sem dobrar mais os joelhos na Minha frente. Coisa que nenhum Anjo Meu ou Santo faz isto na Minha frente. Eles, os Anjos e Santos, além de dobrarem os joelhos, beijam o chão ao entrarem no Meu lugar, onde está o Meu Trono. É tão Puro e tão Santo que nenhum germe pode entrar; purificado é tudo, onde estou.


Filhos e filhas amados! Imaginem! Se os Anjos que estão acima dos Santos, juntos, se ajoelham na Minha frente, e vós, que viveis em pecado? Pelo orgulho este ato vai se acabando. A ninguém estou condenando, mas por si próprios estão se condenando.
Um rei, quando recebe os seus convidados, aqui na Terra, todos vestem a melhor roupa que tem. Mas, na Minha Casa podem entrar como querem e os Sacerdotes não chamam mais atenção. Cobrarei muito mais de quem está ao Meu serviço e não dos poucos que reconhecem este erro.


Filhos! Cada vez que pegares na Santa Hóstia, sem teres purificado as tuas mãos, Me ofenderás de muitas formas. Este tempo é o tempo das últimas vinganças do Meu inimigo, para que a maioria não dê o respeito a Mim. Junto com este animal irão bilhões de almas para o mesmo lugar. Tua roupa, teu comportamento, tua atitude e tua falta de respeito para Comigo já diz tudo: vida perdida. Olhem bem em Mateus no capitulo 22,11-14: ali Eu disse tudo, diante dos Meus convidados. O mesmo irá acontecer tão logo. Será uma surpresa, onde a maioria irá se descabelar pedindo misericórdia, mas, daí, já será tarde.


Sejam filhos coerentes e não descrentes. Sejam Santos e não mais pecadores. Vocês já sabem que, para se chegar à santidade, tem que se ter toda esta experiência. Não se faz Santo no Céu. Aqui é o lugar para se santificar, nesta Terra. Os Meus caminhos são todos numa só direção rumo à Casa do Pai.


Sejam bem vindos, filhos Meus! Espero que continuem sempre assim: respeitando-Me em todos os pontos de vista.

Jesus


Continuem dobrando os joelhos
na Minha frente
18/06/2001

Bento = Sacerdotes e Bispos! Ao lerem esta mensagem, gostaria de perguntar aos senhores: Se eu não dobrar mais os joelhos para Jesus Sacramentado, para quem devo me ajoelhar? Respondam-me, por favor! Porque, eu, continuo sempre dobrando os meus joelhos para Jesus, porque é Ele que irá nos salvar.

Meus filho, fizeste uma boa pergunta aos Sacerdotes e aos Bispos. E antes que eles respondam, Eu vou te responder. Por terra caí várias vezes, com a Minha pesada Cruz, quando levavam-Me para o calvário. Meus joelhos ficaram completamente ensangüentados e muito doloridos. A cada queda que Eu levava ao chão, parecia que recebia uma espada no Meu Sagrado Coração. O sofrimento foi terrível, mas tudo Eu fazia por amor a vocês, Meus filhos. O sofrimento era tanto, que os Meus dois joelhos latejavam, pela enorme ferida que tinha em cada um deles. Meu pensamento foi só para salvar a humanidade. Todo sacrifício que se faz aqui na Terra, pelo seu semelhante, é nada, se for comparado para se ter o merecimento do que vai ser, a vida eterna. Todos aqueles que vêm negando de se dobrar os joelhos para Mim, considerados são Meus adversários, e esses mandantes não conhecem o peso de cruz que cada um tem para carregar. Porque, sem ela, jamais se entrará no Céu. A cruz, Meus filhos, já diz tudo: os braços estão abertos, mas é preciso saber usá-la. Se não sofrer pelo amor, vai sofrer pela dor. Quem vem dobrando os joelhos em Minha frente, a esta pessoa Eu ajudo a carregar a sua cruz. E quem nada disso faz mais, principalmente na Santa Missa, é um voto nulo que não será contado diante do Tribunal Divino.


Que fiquem sabendo de Mim, Sacerdotes e Bispos: se vieres a negar em dar o Santíssimo Sacramento a um desses Meus pequeninos, por dobrar os joelhos para Mim, nada mais terás a receber. Aqui mesmo já está a tua paga. Vejas bem que não estou te condenando. Por enquanto estás livre para fazer o que tu queres, Mas, na hora que vieres a deixar este mundo, o que te espera é o Meu próprio adversário. Por ele Eu não precisava machucar os Meus dois joelhos, mas bastava Me prostrar diante dele, no deserto. Agora, é isto que vem fazendo: não mais deixar dobrarem os joelhos para Mim, para depois dobrarem diante dele.


E vocês, Meus filhos queridos, não se entreguem, mas continuem dobrando os joelhos na Minha frente. Mas, peço a vocês: usem suas vestes adequadas. Que as mulheres não mais se vistam como homem e nem os homens usem, na Minha frente, brincos e cabelos encaracolados ou amarrados.


Estes gestos que vêm aumentando, nada mais é do que o cumprimento pelo que já está escrito sobre os escândalos.

Jesus


Se não mais dobrares os joelhos em Minha
frente, não serás convidado.
27/05/2001

Bento = Quando estou diante do Senhor, Jesus Sacramentado, e de joelhos, sinto começar um dos maiores mistérios: um grão de areia perto de toda areia do oceano. Por isso eu vos admiro, Jesus amado: como é que o Senhor consegue enxergar a mim no meio de bilhões de pessoas?
Obrigado, Santo mestre.

Acreditaste em Mim porque Me ouviste. E Eu te ouvi quantas vezes, Me pedindo misericórdia pelos teus pecados.
Filho! Por tuas mãos quero que todos fiquem sabendo, por estas mensagens, que Eu amo a humanidade, porque todos são Minha semelhança, mas a maior parte não Me ouve e não Me deixa entrar em seus corações. Nisto faz que haja guerra, ciúme, morte, calúnia, escândalo e ganância. Por isso, não é em todos os corações que estou. Mas em ti, filho, não vejo ganância, inveja, ciúme e nem escândalo. Os teus pecados, muitos deles fazias sem saber da gravidade, pois não tiveste esclarecimento. Por isso te escolhi. Tua simplicidade não te tirava para longe de Mim. No dia que te chamei, ouviste-Me e Me pediste: ‘Senhor, dai tudo isto aos Padres e Bispos, porque eu não sei fazer este serviço, por ter tão pouco estudo!’ A Mim, Meu filho, não importa o grau de estudo das pessoas que venho escolhendo, pois o coração é que manda.


Eu Sou um oceano, como tu falas, e tu um grão de areia. Mas, posso te adiantar: um pequeno grão de areia, quando cai nos olhos das pessoas, incomoda muito. Isto é o que tu és hoje: um simples homem mexendo com as autoridades eclesiásticas. Muitos deles até admitem que estas palavras são Minhas, mas o ciúme faz coisa. Foi assim que fizeram Comigo: traíram-Me, ao ponto de crucificarem-Me.


Agora, gostaria de pedir licença para entrar nos vossos lares, Meus filhos, desta nação e de muitas outras. Já não digo de todas, porque tem país onde as pessoas adoram um vulto de homem. Mas, a vocês venho fazendo um convite: querem participar do Grande Banquete Celestial? Para aqueles que aceitarem, então, que a mulher se vista como mulher, e o homem como homem (cfr. Deut. 22,5), porque nele não entrará ninguém mal vestido, e nem tão pouco sem confissão e sem o Sacramento da Comunhão. Mas lembra-te: Eu conheço um por um. Se não mais dobrares os joelhos em Minha frente, não serás convidado. Minha hora está chegando. O grande júbilo que Meu Santo Pai Me deu foi este direito, e Eu vou ter este prazer de dizer: “Vinde, benditos de Meu Pai, pelo zelo que a Mim deram, honrando-Me sempre como vosso Salvador.”


Viste, Meu filho: é através de ti que faço este apelo, porque diante de Mim estás sendo um instrumento de muita preciosidade, assim como fiz com os outros Profetas, que, antes de serem, já Me aceitavam como o seu Senhor.
Gostaram desta explicação? Então, comportem-se com seus trajes, porque o momento da Minha Vinda será uma surpresa.

Jesus


Hóstia Santa e Consagrada
30/04/2001

Todos os alimentos Deus abençoou, consagrando-os para manterem as proteínas e as vitaminas, afim de que qualquer vivente pudesse crescer, pois sem os frutos, sem a carne e sem as verduras, ninguém viveria, e principalmente sem a água potável. Mas, tem um porém: esses alimentos só servem para manter o corpo vivo. Agora, a alma, ela precisa ser muito mais alimentada, e o alimento principal é a Santa Hóstia. Sem ela nenhum ser pode entrar no Céu, porque ela tem uma substância mais importante do que todos os frutos. A Santa Hóstia, depois de consagrada, é o único alimento que entra no coração, após ser ingerida. A luz, que nela está, nenhum olho pode ver, mas a alma sim; e ela suspira e se alegra. Baseia-se mais ou menos quando uma pessoa tem uma grande dor, a qual tomando um analgésico, tão logo a dor desaparece. O mesmo acontece com a Santa Hóstia. A alma fica cheia do Espírito Santo, e com Ele ninguém pode, porque alí está a Força Divina, mas isto só acontece para quem a recebe com o máximo de respeito. Se não for assim, a virtude que está sobre ela, a Santa Hóstia, deixa de ser eficaz.


Meus filhos! Tem uma planta que fica aberta com suas folhas e seus galhos. Mas, se uma pessoa tocar nela, tão logo murcha.* Com isto quero dizer que, se o homem ou a mulher vier a tocar na Santa Hóstia, sem ter purificado suas mãos, acontece quase o mesmo, pois, aquele que a consagra, purifica suas mãos. Então, só ele é que pode tocá-la. Até podes Me dizer: ‘Mas a língua não faz parte do corpo?’ Sim, faz parte, porém, não tens a coragem de pegar num alimento com as mãos sujas para levá-lo à boca! Se fazes isto, ao te aproximares da mesa onde recebes as refeições, por que então que Comigo fazes ao contrário, onde, sem purificares tuas mãos, tocas em Mim? Lembra-te que nesta hora Sou Eu, Jesus, presente. Se pouco acreditas, então, a substância que está nela, na Santa Hóstia, deixa de existir, e a culpa maior cairá em quem a consagrou.


Quando mandei arrumar a mesa para a Santa Ceia, Eu só convidei os Meus Apóstolos, os doze, só que no meio teve um que Me traiu. Agora, a maioria vem Me traindo, onde, também por um pouco de dinheiro está Me vendendo como se Eu fosse um pão comum. Oh, homens sem fé e injustos! Se Comigo estás fazendo tudo isto, quanto mais farias para com os teus irmãos! Quando profetizei, que no fim do mundo alguém iria tomar o Meu lugar, aí está a prova.


Já antes de Minha Vinda Gloriosa está havendo um desprezo total pela Minha Casa, e isto vem acontecendo no mundo inteiro. Da santa e bela Igreja Católica Apostólica Romana, hoje já não mais se diz só isto, mas trata-se de pecadora também, por não saber distinguir entre o certo e o errado. E com isto o diabo vem tomando espaço, mas Eu serei o vencedor.

Jesus

* Planta chamada de dormideira ou malícia