Ameaça de ataque fecha 22 escolas em Leiden, na Holanda

 

 

 

Decisão foi criticada por associação de diretores de escola.
Segundo prefeito, medida visa não correr riscos.


Prefeito de Leiden disse que decidiu fechar escolas para não correr nenhum risco (Foto: AP)Prefeito de Leiden disse que decidiu fechar escolas
para não correr nenhum risco (Foto: AP)

Mais de 20 escolas na cidade holandesa de Leiden ficaram fechadas nesta segunda-feira em meio a preocupações sobre uma ameaça de um ataque com disparos em massa.

A ameaça anônima, feita num website, descrevia um plano para alvejar uma escola e um professor na cidade, mas não indicou os nomes.

A polícia respondeu pedindo que todas as 22 escolas secundárias e técnicas ficassem fechadas durante todo o dia.

"Pode ser apenas uma brincadeira mórbida, mas não queremos correr nenhum risco", afirmou o prefeito de Leiden, Henri Lenferink, à rede holandesa NOS.

Apesar disso, a decisão de fechar as escolas, que afeta milhares de estudantes, também foi alvo de críticas.

"Qualquer idiota que posta uma ameaça na internet consegue paralisar metade da sociedade", afirmou Ton Duif, presidente da associação de diretores de escolas, AVS.

A ameaça, em inglês, foi postada no fórum de internet 4chan. "Amanhã, vou atirar no meu professor holandês e em tantos estudantes quanto conseguir", afirma a mensagem.

O autor da ameaça diz que levaria um revolver Colt Defender e deixaria uma nota com explicações sobre o ataque.

Segundo a mídia holandesa, a ameaça foi identificada durante checagens de rotina na internet pela polícia suíça, que avisou as autoridade holandesas
.