Noticia Extra: Forte Terremoto de 7,1 graus abala Filipinas


n/d

Um terremoto de 7,1 graus de magnitude abalou nesta terça-feira as Filipinas, matando ao menos 20 pessoas na região turística de Cebu, no centro do arquipélago, informaram as autoridades estaduais.

Segundo a Defesa Civil, quinze mortes ocorreram em Cebu, a segunda principal cidade do país. Outros cinco óbitos foram registrados na vizinha Bohol e nas Ilhas Siquijor, conhecidas por suas praias de areia branca e águas claras.

Quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas em um mercado de peixes que desabou em Cebu, outra pessoa faleceu em um mercado próximo, e um menino morreu pisoteado por uma multidão em pânico que fugia de um prédio, na mesma cidade, informou o governador Hilario Davide à rede de televisão ABS-CBN.

Cebu, com uma população de 2,5 milhões de pessoas, é o centro político, econômico, cultural e universitário da região central das Filipinas.

O tremor ocorreu às 08H12 local (21H12 Brasília) e seu epicentro foi situado a apenas cinco quilômetros a leste de Balilihan, na região de Bohol, a uma profundidade de 20 km, informou o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), revisando informações precedentes.

Manila, a capital filipina, está há 629 km do epicentro do terremoto.

Cebu fica diante de Balilihan, mas do outro lado do estreito de Cebu, a cerca de 60 km, e é a quinta cidade mais populosa das Filipinas.

O terremoto principal foi seguido por dois tremores secundários, de 5 graus de magnitude.

As províncias de Cebu e Bohol são dois dos destinos turísticos mais populares das Filipinas, em razão de suas praias e das chamadas "Colinas de chocolate" de Bohol (apelidadas por sua cor).

Fotos nas mídias sociais revelam danos na região, onde caíram prédios, igrejas e até uma universidade, além da destruição de várias estradas.

Pacientes foram retirados de um dos maiores hospitais de Cebu, após um incêndio em um dos andares do prédio, segundo a imprensa local.

Diante do tamanho dos desgastes, o número de vítimas deve aumentar. As autoridades tentavam confirmar informações sobre o desabamento de uma escola, revelou Neil Sanchez, diretor do bureau de gestão de catástrofes de Cebu.

"A comunicação é difícil, até o bureau de gestão de catástrofes (agência governamental) ficou danificado", disse Sanchez à ABS-CBN.

As Filipinas estão situadas no Cinturão de Fogo do Pacífico, onde há centenas de vulcões e frequente atividade sísmica.

Fonte: Terra noticias