Detectados 26 casos de câncer de tireoide em crianças de Fukushima

 

Outros 32 menores de idade da cidade apresentaram sintomas da doença.
Ainda é cedo para saber se casos estão relacionados a acidente nuclear.

 

 Um médico realiza um exame de tireóide na garota Maria Sakamoto, de 4 anos, levada por sua mãe ao Centro de Radiação dos Cidadãos de Iwaki, na cidade ao sul da usina de Daiicchi, em Fukushima. A OMS afirma que crianças da região tem risco mais alto de de (Foto: Reuters/Damir Sagolj)Um médico realiza um exame de tireoide na garota Maria Sakamoto, de 4 anos, levada por sua mãe ao Centro de Radiação dos Cidadãos de Iwaki, na cidade ao sul da usina de Daiicchi, em Fukushima. A OMS afirma que crianças da região tem risco mais alto de desenolverem câncer de tireoide. (Foto: Reuters/Damir Sagolj)

Os últimos exames médicos detectaram 26 casos de crianças com câncer de tireoide na cidade de Fukushima, no Japão, embora seja cedo para saber se estão relacionados com a crise nuclear.

O comitê encarregado de realizar os testes regulares em Fukushima analisou, desde outubro de 2011 até o momento, cerca de 226 mil moradores na região, segundo informou nesta quinta-feira (14) o jornal "Japan Times".

Além dos casos de câncer de tireoide já diagnosticados, outros 32 menores de idade da cidade apresentaram sintomas da doença. O número é superior ao apresentado em agosto, quando o estudo detectou até 18 casos de crianças diagnosticadas com a doença e outros 25 casos suspeitos.

Um grupo de especialistas locais disse que é breve demais para determinar que estes casos estejam ligados à catástrofe nuclear, visto que o câncer de tireoide se desenvolve com "grande lentidão".

O iodo radioativo tende a se acumular nas glândulas tireoides provocando a doença, que afeta especialmente crianças pequenas.

O número de crianças afetadas por câncer de tireoide entre os 10 e 14 anos em Fukushima é consideravelmente maior que o da média do país, embora esses dados não sejam facilmente comparáveis porque não foi feito nenhum estudo tão exaustivo em outras áreas do Japão.

Após o desastre de Chernobyl foram diagnosticados mais de 6 mil casos de crianças com câncer da tireoide, atribuído principalmente ao consumo de leite contaminado, de acordo com o Comitê Científico das Nações Unidas.

Fukushima ampliará o número de pessoas que participarão do próximo estudo, que será realizado em abril do ano que vem a fim de examinar a saúde das pessoas nascidas depois do tsunami do dia 11 de março de 2011.