EUA confirmam evacuação de todos os seus cidadãos de cidade do Sudão do Sul

 

Washington, 22 dez (EFE).- O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou neste domingo a evacuação de todos os americanos na cidade de Bor, no Sudão do Sul, no meio dos violentos confrontos que acontecem no país africano. "Os cidadãos americanos e de nossos aliados foram evacuados de Bor a Juba em helicópteros civis dos EUA e das Nações Unidas", disse Jen Psaki, porta-voz do Departamento de Estado. 

 

A operação aconteceu depois que no sábado quatro soldados americanos ficaram feridos quando tentavam aterrissar em Bor para realizar uma missão similar. "Os EUA e as Nações Unidas, que têm o comando da segurança no aeroporto de Bor no Sudão do Sul, tomaram ações para assegurar às facções em luta que estes voos eram parte de uma missão humanitária", acrescentou Psaki em comunicado. Segundo dados oficiais, os EUA evacuaram de Bor 380 americanos e aproximadamente outros 300 cidadãos de outras nacionalidades para Nairóbi (Quênia), e outras áreas fora do Sudão do Sul. Centenas de pessoas foram mortas e dezenas de milhares tiveram que se deslocar fugindo dos confrontos que começaram na capital Juba e se estenderam por todo o país, especialmente nas regiões do norte onde ficam os campos petrolíferos. 

O conflito é marcado pela violência étnica, pois o presidente sul-sudanês, Salva Kiir, pertence ao clã Dinka e o ex-vice-presidente Riak Mashar, acusado de armar um golpe de estado na semana passada, ao Lou Nuer. O Sudão do Sul enfrenta o maior desafio desde seu nascimento em julho de 2011, após se tornar independente do Sudão, com um futuro incerto devido ao conflito aberto entre os dois grupos.