Seca e guerra: ONU alerta para uma crise mundial da água

Como a população mundial continua a crescer, os cientistas prevem que de 7,2 milhões subirá para 9,6 milhões de pessoas, o numero da demanda pela água, a ONU estima que vai aumentar em 55%.

Cerca de 768 milhões de pessoas não têm hoje acesso a uma fonte de água potável, porque um quinto dos aquíferos do mundo estão esgotados, enfatiza a  ONU. De acordo com um recente Relatório Mundial sobre Água e Desenvolvimento, mais de

 40% da população mundial viverá em áreas de "grave" estresse hídrico, em grande parte na ampla faixa de terra que corre ao longo do Norte Africano Oriente Médio e Sudoeste da Ásia. Como regra geral, os países úmidos ficarão mais úmidos e as secas nos países países irá ser mais seca, o que aumenta o risco de inundações ou secas em grande escala, climatologistas alertam, citado pela AFP. "Haverá menos água disponível claramente em países subtropicais, tanto em águas superficiais e lençóis freáticos, e isso vai acentuar a competição por recursos hídricos", diz Blanca Jiménez Cisneros, um dos autores do recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima. Segundo Richard Connor , que liderou o relatório da ONU, os conflitos pela água entre as nações pode resultar em flutuações nos preços de energia e alimentos, o que por sua vez, pode desencadear distúrbios civis. "Nesses casos, um conflito pode entrar em erupção de energia ou alimento, mas estes são, por sua vez relacionada com a disponibilidade de água", diz Connor. 

Um exemplo claro é São Paulo que vem passando por esse problema, imaginem uma grande cidade como São Paulo sem água ou sem energia? O que geraria? Bom, é melhor pensarmos muito nessas hipóteses, porque dias difíceis virão.