O Espírito Santo - funda a Sagrada Tradição da Igreja Católica

 

 




Um dos pilares sobre os quais se assenta a fé da Igreja Católica é a Sagrada Tradição Apostólica. 

Esta Tradição, chamada pela Igreja de Sagrada, é tudo aquilo que ela recebeu dos Apóstolos e que a eles foi confiado diretamente pelo próprio Jesus Cristo. Não se trata da tradição dos homens, mas somente daquilo que se refere à salvação das almas, e que nos foi deixado pelo Senhor. Sabemos que o Magistério da Igreja extrai todo o ensinamento que dá aos fiéis, da Revelação Divina, que se compõe da Tradição (oral) que veio dos Apóstolos e da Tradição (escrita), a Bíblia. É sobre essa Tradição (escrita e oral), com igual importância nas duas formas, que o Magistério assenta seus ensinamentos infalíveis.

Portanto, a Igreja católica não se guia apenas pela Bíblia (a Revelação escrita), mas também pela Revelação oral que chegou até nós. Sem esta última, nem mesmo a Bíblia existiria como a temos hoje, já que ela foi ´berçada´ ´ como diz D. Estevão Bettencourt ´ e redigida pela Igreja. A transmissão do Evangelho, feita pelos Apóstolos, fez-se de duas maneiras: oralmente e, depois, por escrito, cerca de 20 anos após a morte de Jesus. No ensino oral os Apóstolos ´transmitiram aquelas coisas que ou receberam das palavras, da convivência e das obras de Cristo ou aprenderam das sugestões do Espírito Santo´ (CIC, 76), nos ensina o Catecismo.
 

fonte: http://www.paraclitus.com.br/2011/doutrina/biblia/a-sagrada-tradicao-apostolica-da-igreja/


A Tradição da Igreja elaborou um meio de acesso ao mistério de Cristo, organizando os dados bíblicos, que se chama “dogma cristológico”, ou seja, as verdades fundamentais em torno de Jesus Cristo: “uma só pessoa, verdadeiro Deus e verdadeiro homem”. O Papa São Leão Magno aprofundou este mistério, reunindo as correntes greco-latinas: a pessoa de Deus-homem; natureza divina e humana; unidade da pessoa de Cristo.

Frei Cantalamessa se detém sobre a parte doutrinal do tema central: “a pessoa de Jesus Cristo é o fundamento de todo o cristianismo”. Mas é o Espírito Santo o mediador entre nós e o Ressuscitado. O apóstolo Paulo atribui ao Espírito Santo a compreensão do mistério de Cristo e do seu amor pelo homem. Jesus é nosso amigo porque, como ressuscitado, ele está presente e vive ao nosso lado: “Eu não vos chamo mais servos, mas amigos…”.

fonte: http://www.comshalom.org/meditacao-quaresmal-de-frei-raniero-cantalamessa/

 

Quem despreza a Tradição, pela qual nós temos a Sagrada Escritura?

O Protestantismo nega tanto a Tradição quanto o Magistério legitimamente instituído por Jesus Cristo. Para eles, a única regra é a Sola Scriptura (ou seja somente a Bíblia e nada mais do que ela é regra de fé e de moral) interpretada livremente por qualquer pessoa ( método do livre exame ). Eis Martinho Lutero a dize-lo sem rodeios: "a todos os cristãos e a cada um em particular pertence conhecer e julgar a doutrina. Anátema a quem lhe tocar um fio deste direito" ( Conforme D. M. Luthers, Werke, Kritische Gesamtausgabe. Weimar, X. 2 Abt., p. 217, 1883 ss). Como se dissesse a cada um de seus seguidores: Eia pois, valoroso cristão! Tu és mestre de ti mesmo. Despreza tudo o que os primeiros cristãos, os Bispos e os Concílios definiram como verdade. Toma tu a bíblia, senta em tua saleta e defina tu mesmo o teu cristianismo! 

fonte: http://www.bibliacatolica.com.br/conhecendo-a-biblia-sagrada/47/#.U8FuJfldWKY

 

Cansados dos erros do concílio vaticano ecumênico II e das 'missas modernas', os jovens estão voltando para a Sagrada Tradição

 

 

fonte: http://mdemisericordia.blogspot.com.br/