Calamidade total, diz funcionário de hospital após temporal com granizo do tamanho de cebolas, que causaram destruição em Guareí SP

24.11.2015 -

n/d

Os moradores de Guareí (SP) contabilizam os prejuízos causados pelo temporal que atingiu a cidade na segunda-feira (23). “Gerador do hospital queimou, carros e ambulâncias de suporte avançado ficaram quebrados. Enfim, uma calamidade pública total”, afirma o técnico administrativo do pronto-atendimento do município, Roberto de Campos.

A tempestade com pedras de granizo do tamanho de cebolas deixou carros destruídos e afetou a estrutura e o teto de residências.

n/d

Terei um prejuízo de R$ 600 para trocar o vidro do carro. Fora as telhas que vou ter que trocar várias delas que andaram quebrando”, avalia o aposentado Célio de Moraes.

Depois de ficar com a casa inundada devido à chuva, a aposentada Maria das Dores da Costa Pereira fala sobre o susto que levou com a força do temporal. “Foi um terror. Só estouro de telha por todos os lados. Como tem forro em casa, as pedras caíam primeiro no forro e depois no chão. A casa inteira está alagada”, conta.

n/d

Com os danos causados ao pronto-atendimento do município, quem procura socorro no local é transferido para Itapetininga (SP). Não há prazo para a volta do funcionamento do prédio. A unidade aguarda vistoria do Corpo de Bombeiros para poder reabrir, disse a direção do hospital.

n/d

Segundo o instituto de meteorologia Climatempo, a previsão para esta terça-feira (24) é de novos temporais na cidade e na região de Itapetininga (SP).

Estado de emergência

O prefeito de Guareí, João Batista Momberg (PT), decretou situação de emergência porque a chuva teria provocado inundações em metade de todas as casas do município de 16 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o morador Adriano de Andrade, ao menos 20 veículos tiveram os vidros danificados. Não há uma estimativa total de atingidos. "Todos os carros da minha rua ficaram com vidros quebrados.

n/d

Mas pelo menos é dano material, ninguém se machucou. Porque houve chances de feridos, imagine uma pedra do tamanho de uma cebola caindo em alta velocidade", ressalta.

n/d

Alguns bairros de Guareí ficaram sem fornecimento de energia elétrica por  aproximadamente quatro horas, desde o início do temporal às 10h até às 14h. Uma equipe técnica da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) foi à cidade para vistoriar os locais atingidos pela chuva. O órgão disponibilizou materiais de ajuda humanitária as famílias que tiveram as moradias danificadas.

Fonte: G1

==============================

Nota de www.rainhamaria.com.br

Diz na Sagrada Escritura:

"Grandes pedras de gelo, que podiam pesar um talento, caíram do céu sobre os homens. Os homens amaldiçoaram a Deus por causa do flagelo da saraiva, pois este foi terrível". (Apocalipse 16, 21)

"Pois bem! Eis o que diz o Senhor Javé: em minha indignação, desencadearei um furacão, em minha cólera, vou mandar uma tempestade, em meu furor de destruição, farei cair granizo". (Ezequiel 13, 13)

"O Senhor fará retumbar sua voz majestosa, e mostrará como o seu braço desaba em sua cólera ardente, nas chamas de um fogo devorador, na tempestade, com chuva e granizo". (Isaías 30, 30)

"Nosso Deus vem vindo e não se calará. Um fogo abrasador o precede; ao seu redor, furiosa tempestade". (Salmos 49, 3)

n/d

"Que fareis vós no dia do ajuste de contas, e da tempestade que virá de longe? Junto de quem procurareis auxílio, e onde deixareis vossas riquezas?" (Isaías 10, 3)

"Pois bem, vou mostrar o que valem tua justiça e tuas obras! Elas não te servirão de coisa alguma, quando pedires socorro. E não te salvarão teus ídolos: todos serão levados pelo vento. Um sopro as carregará. Aquele, porém, que contar comigo herdará a terra, e possuirá meu monte santo". (Isaías 57, 12-13)