O impressionante encolhimento do Mar Morto: Imagens aéreas mostram crateras formadas por recuo das águas

01.07.2016 - Hora desta Atualização - 21h15

n/d

O Mar Morto, localizado no Oriente Médio, está encolhendo em ritmo alarmante.

O nível da sua superfície cai cerca de um metro por ano. E, conforme suas águas recuam, surgem crateras capazes de fazer ruir construções inteiras – como mostram imagens aéreas feitas pela BBC.

Elas surgem porque, quando a água se esvai, restam no subsolo camadas de sal, que cedem ou se dissolvem quando a chuva se infiltra.

Algumas destas crateras têm dimensões impressionantes, atingindo 100 metros de largura e 50 metros de profundidade.

Os buracos vêm se abrindo ao longo dos últimos 30 anos nas costas israelense e jordaniana do Mar Morto. Hoje, são cerca de 5,5 mil.

Isso faz com que a região pareça ter sido atingida por múltiplos terremotos que deixaram um rastro de destruição.

Video da BBC

Nota de www.rainhamaria.com.br

A maior seca acontece no coração dos homens e reflete nas fontes de água da Terra.

Diz na Sagrada Escritura:

"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)

"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita. Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)

"Porque estes serão dias de castigo, para que se cumpra tudo o que está escrito". (São Lucas 21, 22)

"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo.  E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)

"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)