Alerta para umidade como no deserto do Saara em São Paulo devido ao calor

 

n/d

O Centro de Gerenciamento de Emergências detectou registros de baixa umidade em várias regiões da capital paulista.

O Campo Limpo, na zona sul, atingiu 14% de umidade - o menor índice do dia. O deserto do Saara registra em média umidades entre os 10% e 15%.

A região da Vila Maria/Guilherme, na zona norte, registrou apenas 15% de umidade. Lapa e Mooca alcançaram 17%.

Todas essas localidades estão em estado de atenção, segundo a Defesa Civil.

Parte da região sul da capital, segundo o CGE, alcançou 30% de umidade - índice bem abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 60%.

Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.

Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.

n/d

Com umidade abaixo dos 30%, as recomendações são evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h e umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. A Defesa Civil também orienta permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.

n/d

Fonte: Folha SP